Jovens podem tirar título de eleitor sem agendamento prévio nesta semana
Na Semana do Jovem Eleitor, TRE descomplica emissão do documento para atrair eleitores de 16 e 17 anos.
6 de novembro de 2017
Na Semana do Jovem Eleitor, TRE descomplica emissão do documento para atrair eleitores de 16 e 17 anos. (Foto: TSE)

Os jovens com idades entre 16 e 17 anos podem tirar o título do eleitor sem agendamento prévio até a próxima sexta-feira (10). A iniciativa faz parte da Semana do Jovem Eleitor, realizado pela Justiça Federal, que começa nesta segunda-feira (6).

Com menos burocracia, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) espera atrair novos eleitores. Embora o alistamento eleitoral seja facultativo para menores de 18 anos, a Justiça Eleitoral incentiva a pessoa com mais de 16 a exercer o direito de se alistar e ir votar, para promover a cidadania e despertar no jovem o compromisso com a participação na vida política do país.

Para tirar o documento, os jovens devem levar o RG e comprovante de residência recente aos cartórios eleitorais e demais unidades onde o documento é emitido.

De acordo com dados do TSE, eleitores entre 16 e 17 anos representam atualmente pouco menos de 1% do eleitorado brasileiro. No Estado de São Paulo, representa apenas 0,54% de seu eleitorado atual. Segundo números do IBGE, a população brasileira com 16 e 17 anos soma cerca de 6.8 milhões de pessoas. Já o número de eleitores entre 16 e 17 anos é de somente 1.428,340 milhões, o que equivale a pouco menos de 20% do total de jovens nesta faixa etária.

Em todo o país, apenas um em cada cinco jovens para os quais o voto é facultativo tirou seu título e está habilitado para exercer este direito em 2018. No próximo ano, os eleitores votam para presidente, governador, deputado federal, deputado estadual e duas vezes para senador.

Após a Semana do Jovem Eleitor, o título eleitoral pode ser feito sem agendamento nos postos da Justiça Eleitoral do Poupatempo e, com agendamento, nos cartórios eleitorais.

Veja também  TSE lança título de eleitor digital que pode substituir documento impresso na votação

Na capital paulista, o posto de atendimento do Anhangabaú, localizado na Rua Falcão Filho, 121, funciona das 9h às 18h e tem capacidade para 800 pessoas.

Nos postos do Poupatempo, o atendimento ocorre também aos sábados, no período da manhã, e o dia todo de segunda a sexta-feira.

Nos cartórios eleitorais, o atendimento ao público ocorre das 12h às 18h, de segunda a sexta-feira.

Crédito: G1
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informou nesta terça-feira (30) que concluiu a totalização dos votos
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) determinou que o YouTube e o Facebook retirem de suas
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informou nesta quarta-feira (1º) que cresceu o número de eleitores