Jovens podem tirar título de eleitor sem agendamento prévio nesta semana
Na Semana do Jovem Eleitor, TRE descomplica emissão do documento para atrair eleitores de 16 e 17 anos.
6 de novembro de 2017
Na Semana do Jovem Eleitor, TRE descomplica emissão do documento para atrair eleitores de 16 e 17 anos. (Foto: TSE)

Os jovens com idades entre 16 e 17 anos podem tirar o título do eleitor sem agendamento prévio até a próxima sexta-feira (10). A iniciativa faz parte da Semana do Jovem Eleitor, realizado pela Justiça Federal, que começa nesta segunda-feira (6).

Com menos burocracia, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) espera atrair novos eleitores. Embora o alistamento eleitoral seja facultativo para menores de 18 anos, a Justiça Eleitoral incentiva a pessoa com mais de 16 a exercer o direito de se alistar e ir votar, para promover a cidadania e despertar no jovem o compromisso com a participação na vida política do país.

Para tirar o documento, os jovens devem levar o RG e comprovante de residência recente aos cartórios eleitorais e demais unidades onde o documento é emitido.

De acordo com dados do TSE, eleitores entre 16 e 17 anos representam atualmente pouco menos de 1% do eleitorado brasileiro. No Estado de São Paulo, representa apenas 0,54% de seu eleitorado atual. Segundo números do IBGE, a população brasileira com 16 e 17 anos soma cerca de 6.8 milhões de pessoas. Já o número de eleitores entre 16 e 17 anos é de somente 1.428,340 milhões, o que equivale a pouco menos de 20% do total de jovens nesta faixa etária.

Em todo o país, apenas um em cada cinco jovens para os quais o voto é facultativo tirou seu título e está habilitado para exercer este direito em 2018. No próximo ano, os eleitores votam para presidente, governador, deputado federal, deputado estadual e duas vezes para senador.

Após a Semana do Jovem Eleitor, o título eleitoral pode ser feito sem agendamento nos postos da Justiça Eleitoral do Poupatempo e, com agendamento, nos cartórios eleitorais.

Veja também  Atenção eleitor: termina no dia 6 de maio o prazo para regularizar o título

Na capital paulista, o posto de atendimento do Anhangabaú, localizado na Rua Falcão Filho, 121, funciona das 9h às 18h e tem capacidade para 800 pessoas.

Nos postos do Poupatempo, o atendimento ocorre também aos sábados, no período da manhã, e o dia todo de segunda a sexta-feira.

Nos cartórios eleitorais, o atendimento ao público ocorre das 12h às 18h, de segunda a sexta-feira.

Crédito: G1
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informou nesta terça-feira (30) que concluiu a totalização dos votos
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) determinou que o YouTube e o Facebook retirem de suas
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informou nesta quarta-feira (1º) que cresceu o número de eleitores