Prefeitura de Cotia realiza mais de 1.200 testes na Campanha Fique Sabendo 2017
Foram realizados 602 testes de HIV e 602 de Sífilis. Testes estão disponíveis nas UBS’s e, no caso de HIV, no SAE/CTA
8 de dezembro de 2017
(Foto: Divulgação)

O balanço da Campanha Fique Sabendo 2017, realizada pela Prefeitura de Cotia, mostra que foram realizados 1.204 testes – sendo 602 para HIV e 602 para Sífilis – no período de 27 de novembro e 1º de dezembro (Dia Mundial de Luta contra a Aids. A campanha teve o objetivo de ampliar o acesso da população ao teste de HIV e Sífilis e conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico precoce, além de contribuir para a diminuição da transmissão das doenças.

Os testes foram disponibilizados em todas as Unidades Básicas de Saúde, porém com o fim da campanha, a população pode fazer os testes rápidos de HIV no Serviço de Atendimento Especializado/Centro de Testagem e Aconselhamento (SAE/CTA), que fica na avenida Rotary, 40, Jardim Nomura, de segunda a sexta-feira e, de Sífilis nas UBS’s e no SAE/CTA. Os casos reagentes para Sífilis são monitorados na própria UBS em que o teste foi realizado, enquanto que os casos de HIV reagentes são encaminhados para o SAE/CTA.

Em 2016, a Vigilância Epidemiológica de Cotia registrou 51 casos de Aids/HIV e, de janeiro a 2 de outubro deste ano, foram anotados 78 novos casos. A Vigilância não disponibiliza os resultados da Campanha Fique Sabendo isoladamente.

Veja também  Tarifa do Transporte Público de Cotia aumenta para R$ 4,35
Crédito: Prefeitura de Cotia
A Secretaria de Saúde de Cotia divulgou que o município está participando da Campanha de
A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe começa nesta quarta-feira (10/04) para gestantes, puérperas
A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo decidiu antecipar o início da campanha