Mais de 30 mil presos serão liberados para saída de natal em SP
Suzane von Richthofen e Anna Carolina Jatobá serão beneficiadas
19 de dezembro de 2017
(Foto: Folha Press)

Cerca de 30 mil homens e mulheres que estão presos no regime semiaberto no Estado de São Paulo devem ser beneficiados com a saída temporária de fim de ano para que possam passar Natal e Ano Novo em liberdade. A informação é do site UOL. Entre eles estarão Suzane von Richthofen, condenada por mandar matar os próprios pais e Anna Carolina Jatobá, que cumpre sentença pelo assassinato de sua enteada Isabella Nardoni.

O número representa 13,2% do total de presos mantidos sob custódia do Estado. Em 1º de dezembro deste ano, a SAP (Secretaria da Administração Penitenciária) contabilizou a população carcerária de São Paulo em 227.317 pessoas.
Os presos devem deixar as prisões entre os dias 20 e 22 de dezembro e retornar entre 3 e 5 de janeiro do ano que vem.

De acordo com a SAP, os beneficiados com a “saidinha” serão monitorados pelas forças de segurança do Estado sem auxílio de tornozeleiras eletrônicas. É a primeira vez desde 2010 que os aparelhos não são utilizados nas saídas de presos nas festas de fim de ano.

O governo do estado cancelou um contrato com a empresa que fornecia as tornozeleiras em agosto e a questão ainda não foi decidida pela Justiça.

O monitoramento será feito com base em listas que contêm os nomes dos presos e os endereços onde vão ficar hospedados.

No ano passado, 33.093 presos tiveram direito à saída temporária no Estado, de acordo com dados da SAP obtidos pela reportagem via LAI (Lei de Acesso à Informação). Do total, 31.565 presos voltaram espontaneamente na data e horário estipulados, ou seja, uma taxa de 95,4% de retorno. Outros 1.524 (4,6%) não voltaram.

Veja também  EMTU decide tirar Linha 029 Jd. Monte Alegre e Pinheiros em Taboão da Serra

Nos últimos 10 anos, a média de retorno é de 93,5% e a cada ano é maior o número de presos que recebem o benefício.

Richthofen e Jatobá

Também por medida de segurança, a SAP não informa os nomes dos agraciados com as saídas temporárias. No entanto, devem sair do presídio de Tremembé, a 142 km da capital paulista, Suzane Von Richthofen e Anna Carolina Jatobá, personagens de crimes que abalaram o Brasil. Ambas estão em uma ala especial da penitenciária.

Crédito: UOL
O carnaval começa, oficialmente, a partir deste final de semana. Além dos desfiles das escolas
Um protesto de moradores interditou ambos dos sentidos do trecho Sul do Rodoanel, no extremo
A Prefeitura de São Paulo deve conseguir tirar do papel a tão arrastada licitação dos