Prefeito Rogério Franco recebe comerciantes do Atalaia
30 de outubro de 2017
(Foto: Divulgação)

Na manhã desta sexta-feira (27/10), o prefeito de Cotia, Rogério Franco, recebeu um grupo de aproximadamente 30 comerciantes da avenida Professor Joaquim Barreto, no Atalaia, para discutir a revitalização da via. O trabalho inclui a execução de fresagem (raspagem da pavimentação antiga), aplicação de uma nova pavimentação, construção de passeios públicos, canteiro central, sinalização, substituição da atual iluminação pública por lâmpadas LED, troca de pontos de ônibus, instalação de um posto da Guarda Civil Municipal (GCM), câmeras de videomonitoramento, entre outros.

De acordo com o prefeito, o encontrou serviu para ouvir a opinião dos comerciantes sobre o projeto da prefeitura, receber solicitações e chegar ao melhor formato que venha a atender tanto aos comerciantes quanto à intenção da prefeitura, que é melhorar o fluxo de veículos e diminuir o número de acidentes na via.

“Intervenções se fazem necessárias na avenida e algumas podem atrapalhar alguns comerciantes, mas como sabemos da importância de cada um, gerando emprego e movimentando a economia em nossa cidade, chamamos os senhores aqui para chegarmos a um consenso que atenda, se não todos, mas a maioria”, disse o prefeito.

Entre as dúvidas dos comerciantes sobre a revitalização esteve o fechamento de alguns retornos. Mas o prefeito afirmou que a prefeitura terá bastante critério para realizar estas intervenções e que tudo será devidamente sinalizado para orientar aos motoristas sobre as alternativas. “Mais adiante, podemos estudar, inclusive, um tempo de tolerância de parada para carga e descarga de caminhões em alguns pontos da avenida”, salientou.

Como a responsabilidade de construção e manutenção de passeios públicos é do proprietário do imóvel, e a prefeitura vai executar este trabalho, Rogério Franco afirmou que o valor será repassado ao contribuinte no Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). “A prefeitura notifica os proprietários e, como não há providência, não temos como fazer uma revitalização como esta sem contemplar as calçadas, por isso a prefeitura vai executar”, explicou o prefeito.

Veja também  Só Tapa F.C. disputa sua terceira final em busca pelo título inédito

Para Jorge Ben Silva Ferreira, que há 19 anos tem comércio na avenida, a prefeitura acerta ao abrir diálogo com a população. “Nunca vimos isso em Cotia. A princípio ficamos apreensivos sem saber o que seria feito ali, mas agora já sabemos, conhecemos os secretários envolvidos, pudemos opinar. É uma obra que vai nos beneficiar e fico feliz pela iluminação que vai melhorar e pelo videomonitoramento, que era algo que os comerciantes estavam pensando em fazer por conta”, disse.

Participaram da reunião os secretários Rodrigo Dantas (Obras e Serviços), Joaquim Brechó (Transportes e Trânsito), além dos vereadores Dr Castor, Marcinho Prates, Sandrinho, Celso Itiki e o chefe de gabinete Marcelo Pereira Cordeiro, representando o presidente da Câmara, vereador Paulinho Lenha.

Crédito: Prefeitura de Cotia
Uma área sem utilidade, cortada por um córrego poluído deu lugar a uma praça e
Na tarde desta terça-feira (10/10), o prefeito Rogério Franco entregou o Acolhimento Municipal Amor e
O prefeito Rogério Franco assinou um convênio com o Governo Estadual, por meio da Secretaria