Idosa morta por Covid-19 tem corpo trocado em Taboão da Serra
Troca foi comunicada à família após enterro de corpo desconhecido. Parentes afirmam que registrarão boletim de ocorrência.
1 de junho de 2020
(Foto: )

Uma idosa, de 81 anos, que morreu por Covid-19, teve o corpo trocado com o de outra pessoa na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Taboão da Serra, na Grande São Paulo. O caso aconteceu neste domingo (31).

A família conta que Antônia Ribeiro de Jesus estava há uma semana com sintomas do novo coronavírus e foi internada no Hospital de Campanha te Taboão da Serra na segunda-feira (25), mas o quadro de saúde piorou e, na quinta-feira (28), ela foi transferida para a UPA.

“Minha mãe não merecia ser enterrada desse jeito. Abandonada, largada, enterrada errada”, lamenta o filho Joselito Ribeiro de Jesus.

Na madrugada de domingo (31), os filhos souberam da morte de Antônia. “Eles ligaram dizendo que o quadro [de saúde] tinha sido alterado e era para alguém ir lá.”

Segundo a família, eles não puderam reconhecer o corpo e o caixão chegou lacrado no cemitério da Saudade, também em Taboão da Serra. O enterro respeitou o protocolo para casos suspeitos ou confirmados da Covid-19.

Horas depois, a família foi comunicada que houve um problema. “Ligaram da UPA dizendo que o corpo que foi enterrado às 11h não foi o da minha mãe, que o [corpo] da minha mãe ainda estava lá [na UPA]. Eles descobriram o erro e ligaram.”

Os parentes voltaram à unidade, liberaram o corpo — desta vez, com reconhecimento visual — e fizeram o segundo enterro, no mesmo cemitério.

Os filhos de Antônia não sabem quem é a pessoa que foi enterrada pela primeira vez, nem se a outra família foi comunicada. Eles garantem que registrarão o boletim de ocorrência.

“Eu sofri duas vezes. Uma dor. Por que jogam o corpo lá? É um animal? É um ser humano. Espero que outras famílias não passem por isso”, filha Josélia Ribeiro

Veja também  Campanha de Vacinação contra a gripe acontece neste sábado (19) no Shopping Taboão

Em nota, a Prefeitura de Taboão da Serra disse que, por segurança, não permite que os casos suspeitos de Covid-19 sejam reconhecidos por familiares e admitiu que houve erro duplo: por parte da funerária e da UPA. Ainda de acordo com a gestão, um processo administrativo será aberto para apurar os fatos.

Crédito: G1
A Câmara Municipal de Taboão da Serra viveu, nesse dia 13 de dezembro, uma noite
O Prêmio Professor Transformador, que reconhece bons projetos didáticos a partir da utilização do jornal
Nos dias 02 e 03/09, o Cemur será palco da 1ª Feira de Quadrinhos e