Horário de verão começa neste fim de semana
Horário vai durar até fevereiro de 2018
13 de outubro de 2017
(Foto: Divulgação/ Primeiro Notícias)

Chegou o momento dos brasileiros de 10 Estados e também do Distrito Federal adiantarem os relógios em uma hora a partir da zero hora deste domingo, dia 15. O novo horário vai durar até o dia 17 de fevereiro de 2018.

A mudança vale para as regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste (São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal).

Mesmo com os estudos realizados pelo Ministério de Minas apontando que a adoção da hora adiantada na época mais quente do ano não resulta mais em economia de energia, e que não há relação direta com a redução de consumo e demanda, o governo decidiu por manter o horário de verão. A questão levou o governo a discutir o cancelamento do horário de verão neste ano, mas a falta de tempo hábil para fazer uma consulta à população sobre o assunto adiou a decisão.

No ano passado, de acordo com dados do Ministério de Minas e Energia, o horário de verão durou 126 dias e gerou uma economia de R$ 159,5 milhões ao sistema, ao reduzir o acionamento de usinas termoelétricas. No entanto, o custo é considerado irrelevante para o setor. O secretário executivo do Ministério de Minas e Energia, Paulo Pedrosa, disse que, para o governo, a aplicação do horário de verão se aproxima da neutralidade. Em contrapartida, ele afirma que, para a sociedade, para o trânsito e para a vida das pessoas, a impressão é de que a alteração traz mais benefícios.

A primeira vez que o país o adotou foi em 1931. Desde 1985, ele foi aplicado todos os anos. Neste ano, o governo avaliou que não haveria tempo hábil para fazer uma consulta à população sobre o assunto para decidir a extinção ou a manutenção do horário de verão.

Veja também  Por 12 votos favoráveis e 3 contras, vereadores de Embu das Artes alteram horário das sessões ordinárias

A enquete, no entanto, será realizada, mas com mais tempo para que a população possa opinar e para que o governo possa avaliar os resultados e deliberar sobre a questão.

Nos países desenvolvidos, o horário de verão é mais extenso do que no Brasil. Na Europa, vigora de março a outubro; nos Estados Unidos, México e Canadá, de março a novembro.

Com informações do Zero Hora

Crédito: Rodrigo Lopes
O horário de verão de 2018, que começou no dia 4 de novembro, termina neste
O horário de verão de 2018 começa na primeira hora deste domingo (4). À meia-noite,
A 44ª edição do horário de verão brasileiro começa no próximo dia 04 de novembro,