Hard Spinner é contraindicado para crianças com idade inferior a 6 anos, diz Inmetro
O Instituto alertou para as possíveis irregularidades que o produto pode oferecer
22 de junho de 2017
(Foto: Divulgação)

O brinquedo de origem norte-americana hand spinner é a mais nova sensação entre crianças, adolescentes e adultos no Brasil. Entretanto, o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) por meio de um levantamento identificou acidentes de consumo em outros países envolvendo o produto e recomenda que o seu uso seja supervisionado por um adulto. Além disso, o instituto não indica o uso do brinquedo para crianças com menos de 6 anos de idade.

Os hand spinner podem ser encontrados de diferentes tamanhos, cores e velocidades e permitem que o usuário faça diferentes movimentos, garantindo reduzir ansiedade, stress e até melhorar a concentração.

Em nota, o Instituto se manifestou sobre a supervisão de responsáveis no momento do manuseio feito pela criança. “Responsáveis devem ficar atentos à indicação da faixa etária e aos possíveis riscos que o brinquedo pode oferecer. Ele é contraindicado para crianças com idade inferior a 6 anos. Caso já tenham sido adquiridos, o Inmetro recomenda que sejam retirados imediatamente das mãos dessas crianças”, notificou.

O Instituto alertou para as possíveis irregularidades que o produto pode oferecer, ressaltando a presença e a ausência do selo de identificação (Selo da Inmetro). Caso o brinquedo não tenha o selo, ele está irregular no mercado e as empresas que o comercializarem estarão sujeitas às sanções previstas em lei, onde o estabelecimento poderá ser interditado e o produto apreendido, sem contar a aplicação de multas que podem chegar até R$ 3 milhões.
“Para ser fabricado, importado ou comercializado, o produto precisa cumprir com os requisitos técnicos definidos nas portarias vigentes sobre o tema e deve ser submetido aos ensaios previstos pelo processo de certificação”, comunicou o Inmetro.

A Ouvidoria do Instituto está disponível para denúncias envolvendo a falta do selo no brinquedo e local onde foi comercializado. http://www.inmetro.gov.br/ouvidoria/ouvidoria.asp.

Veja também  30ª Corrida do Fogo Simbólico reúne pessoas e saudosismo em Embu das Artes

Com informações do O Globo

Crédito: Redação
Um homem com sinais de embriaguez foi detido pela Polícia Militar após ser linchado por
Um grupo de estudantes de Engenharia do Centro Universitário da Fundação Educacional Inaciana (FEI) de
O retrato falado do primeiro suspeito de sequestrar ao menos seis vans escolares, entre meados