Embu das Artes com mais de 200 mil eleitores poderá ter 2° turno em 2024; Mais de 13 mil títulos estão cancelados
A Constituição Federal estabelece que poderá ocorrer segundo turno na eleição para prefeitos e vice-prefeitos de municípios com mais de 200 mil eleitores
29 de novembro de 2023
(Foto: )

A eleição municipal de 2024 promete ser agitada, tratando de uma sucessão e também com a possibilidade de pela primeira vez, o município ter 2° turno. De acordo com dados obtidos por meio da Assessoria de Imprensa do Tribunal Regional Eleitoral – TRE, Embu das Artes têm 202.181 eleitores aptos para votação, no levantamento de outubro de 2023. Porém o TRE destaca, “é necessário aguardar o fechamento do cadastro eleitoral, que acontece em 08 de maio de 2024, para a verificação do número de eleitores aptos a votar no próximo pleito. A Constituição Federal estabelece que poderá ocorrer segundo turno na eleição para prefeitos e vice-prefeitos de municípios com mais de 200 mil eleitores”.

O cenário político para 2024 já está em movimento. O atual vice-prefeito, Hugo Prado é o pré-candidato escolhido para sucessão do prefeito Ney Santos, que governa a cidade desde 2017. De outro lado está Rosangela Santos e Geraldo Cruz, que ainda disputam as prévias dentro do Partido dos Trabalhadores, recentemente Rosangela anunciou que foi escolhida para ser pré-candidata prefeita pelo PT, no entanto Geraldo Cruz ao Jornal Primeiro Notícias disse, “na verdade a convocação é só em julho”. E na outra ponta está o ex-prefeito, Chico Brito, que após alguns anos cuidando de assuntos pessoais retorna ao cenário política e afirma que vai disputar a próxima eleição, com o objetivo de voltar para o comando da Prefeitura de Embu das Artes.

Além disso, atualmente há 13.164 títulos eleitorais cancelados no município de Embu das Artes. Segundo o TRE, os títulos foram cancelados por ausência às urnas em três turnos de eleição ou por não comparecimento à revisão biométrica. Caso esteja com o título cancelado, a eleitora ou o eleitor deve fazer uma revisão de dados ou transferência (se tiver mudado o seu domicílio) para ficar em situação regular e votar nas Eleições 2024. As operações podem ser solicitadas no site do TRE-SP, no atendimento on-line, em qualquer cartório de forma presencial ou nos postos do Poupatempo que oferecem serviços da Justiça Eleitoral. É possível agendar o atendimento presencial.

Veja também  Ney Santos determina contratação de 60 médicos através de concurso público

O número de habitantes de acordo com o Censo 2022, chegou a 250.720 pessoas, o que representa um aumento de 4,37% em comparação ao Censo de 2010. Os dados foram divulgados em junho deste ano pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Com isso, o número de cadeiras também aumentou, para a legislatura de 2025-2028 serão 21 vereadores. O projeto foi aprovado pelos atuais vereadores, em uma sessão que ocorreu em junho deste ano.

Crédito: Redação
Em recente pesquisa feito pela Editora Retrato, com a proximidade das eleições 2024, o cenário
A proposta orçamentária elaborada pelo Governo de São Paulo para 2024 foi aprovada nesta quinta-feira
A Câmara Municipal de Taboão da Serra viveu, nesse dia 13 de dezembro, uma noite