Artista de Embu das Artes cria diálogo entre o Funk e as raízes da cidade
O nome do som chama 7CHAVS, pois, CHAVS é a maneira pejorativa pela qual a alta costura nomeia os filhos dos imigrantes e da classe trabalhadora em alguns lugares da Europa, ao mesmo tempo que aqui no Brasil um nome muito parecido é utilizado para pessoas de quebradas que imprimem sua estética. Isso fica muito nítido por exemplo no visualizer produzido por Igor Mirada (@gori_igro)
28 de março de 2023
(Foto: Igor Miranda [@gori_igro] )

Fabin Santin, artista da periferia de Embu das Artes- Vazame, co-fundador da Tijolin.prod [@tijolin.prod , produtora independente de artistas periféricos de Embu], lançou no dia 24/03 seu primeiro projeto solo chamado “7CHAVS”. Transitando entre o FUNK e o JONGO, ele tenta devolver para a música preta favelada suas raízes ancestrais, com muitos tambores e algumas referências a Mc’s e o FUNK.

Sua caminhada artística passa por diversos ritmos, pois desde criança frequentava grupos de capoeira regionais, e quando mais adolescentes bailes funks e blacks. Por estudar em escolas da cidade de São Paulo sempre esteve em trânsito, e isso permitiu com que ele tivesse contato com um enorme repertório de FUNK, principalmente da Z/L de SP, o qual ele era responsável para levar até essas escolas, como um “cambista musical”. Além disso, foi nessas andanças que o artista conheceu o JONGO, um batuque afro-brasileiro que começou a praticar junto com os candongueiros do campo limpo na Z/S.

Esses encontros em vários espaços geraram uma inquietação em Fabin, como ele poderia responder a sua realidade e de seus amigos nas periferias, juntando ritmos como o FUNK e o JONGO, e toda essa musicalidade popular? Nesse contexto nasce o projeto “7CHAVS, um single que se assemelha à uma carta, hino, um grito de revolta contra uma sociedade que tenta apagar ele e os seus semelhantes.
Com um refrão empolgante e inspirador:
“A 7 CHAVS, guardei minha quebrada os meninos de ouro, tesouro do mundo,
vamo abrindo os portões, vamo abrindo os portões, e os portões que num abriu,
noiz pulou, as grades fechou, mas hoje estamos abrindo, vamo abrindo os portões,
vamo abrindo os portões.” O artista faz referência à como precisamos proteger esses meninos de ouro das quebradas, são eles que sempre estão na mira do genocídio da população negra, das faltas de politicas públicas, dos acessos a informações; mas que ainda assim insistem não se conformar com a situação de precariedade de suas vidas.
A música conta com um arranjo próximo ao samba e jongo, com guinadas para o funk a todo instante. Ela foi produzida, mixada e masterizada por Ccharlin, na percussão Nathan, na flauta Gabrielli Coelho, e como Intérprete, compositor, e tecladista o próprio Fabin Santin.

Veja também  Gideon Junior, o empresário de 19 anos responsável pela Diversão GJM

Também é importante destacar que esse projeto nasce dentro do coletivo Tijolin.prod. As imagens de divulgação do trabalho que depois viraram “santinhos” físicos para serem entregues de mão em mão, foram desenhadas pelo artista Babybru, que faz parte do coletivo. E os brincos e “terços” de chaves foram produzidos pela Josiene em colab com a marca brincos legais. Todos esses produtos são formas de divulgar e agradecer a presença de quem fez esse projeto, e pode ser adquirido entrando em contato com o artista.

O nome do som chama 7CHAVS, pois, CHAVS é a maneira pejorativa pela qual a alta costura nomeia os filhos dos imigrantes e da classe trabalhadora em alguns lugares da Europa, ao mesmo tempo que aqui no Brasil um nome muito parecido é utilizado para pessoas de quebradas que imprimem sua estética. Isso fica muito nítido por exemplo no visualizer produzido por Igor Mirada (@gori_igro)

Esse single já foi apresentado na Galeria Olido, Casarão da Vila Guilherme, Instituto Favela da Paz, junto com o coletivo Tijolin.prod. E seu lançamento oficial aconteceu no dia 24/03/2023, às 19:00 em todas as plataformas digitais, como Spotify, Youtube, Deezer, Tidal, entre outras.

Caso queira saber mais sobre o lançamento do projeto, ou adquirir seu “santinho” de maneira gratuita, entre em contato e acompanhe Fabin Santin em:

INSTAGRAM: https://www.instagram.com/fabinss96/
FACEBOOK: https://www.facebook.com/fabio.santos.75436/
LINK PARA ACESSAR A MÚSICA: https://onerpm.link/655681032049

Crédito: Assessoria de Imprensa
Em mais uma edição do Embu Country Fest, o evento reunirá grandes nomes da música
O lançamento do filme Barbie, nesta quinta-feira, lotou salas de cinemas do mundo inteiro com
O evento, organizado pela Prefeitura de Itapecerica da Serra, por meio da Secretaria de Governo,