Taboão, Itapecerica e Embu das Artes somam 8 casos confirmados de varíola do macaco
Monkeypox é uma zoonose viral, do gênero Orthopoxvirus, da família Poxviridae, que se assemelha à varíola humana, erradicada em 1980. Os principais sintomas da doença são febre, dor de cabeça, dores musculares, dores nas costas, adenomegalia, calafrios, exaustão e aparecimento de lesões.
25 de julho de 2022
(Foto: )

As cidades de Embu das Artes, Taboão da Serra e Itapecerica da Serra somam 8 casos confirmados de Monkeypox conhecida como varíola do macaco. De acordo com a Secretaria de Comunicação dos três municípios, os pacientes estão estáveis e seguem em isolamento. A informação dessa nova doença já deixa as pessoas em alerta. Monkeypox é uma zoonose viral, do gênero Orthopoxvirus, da família Poxviridae, que se assemelha à varíola humana, erradicada em 1980. Os principais sintomas da doença são febre, dor de cabeça, dores musculares, dores nas costas, adenomegalia, calafrios, exaustão e aparecimento de lesões.

Até sábado dia 23/7, o Estado de São Paulo já registrava 538 casos da doença. Em todo o Brasil, o Ministério da Saúde registrou 696 casos, ou seja, o estado tem atualmente 77% dos registros da doença no país. A Vigilância Epidemiológica de Itapecerica da Serra confirmou na sexta, dia 22, que o município tem 3 casos. Já na tarde desta segunda, dia 25, ao Primeiro Notícias, a Prefeitura de Embu das Artes informou 3 casos e Taboão da Serra informou que existem 2 munícipes com a doença.

“A Prefeitura de Embu das Artes informa que há 3 casos na cidade, e todos estão sendo tratados nas UBSs da cidade, seguindo estáveis”, informaram por e-mail.

Em nota, a Prefeitura de Taboão da Serra detalhou o perfil dos pacientes. “O perfil dos casos confirmados é de um rapaz de 29 anos, do sexo masculino, atendido pela UPA Dr. Akira Tada, que viajou para Portugal recentemente. O outro caso confirmado é de um homem de 53 anos, atendido na cidade de São Paulo. Ambos estão bem, em isolamento residencial e estão sendo acompanhados”.

Os casos de Itapecerica da Serra foram atendidos e diagnosticados no Pronto Socorro Central. Na publicação ainda destacam que, “Outros seis casos suspeitos estão sob investigação, aguardando resultado de testes e exames laboratoriais. Todos os casos suspeitos e confirmados seguem em isolamento”.

É importante destacar que as Prefeituras de Taboão da Serra e Itapecerica da Serra informaram ainda o Plano de Ação, no qual o resultado dos exames sai em dois dias. “O diagnóstico é rápido e o resultado sai em dois dias. Os casos em investigação e confirmados seguirão o protocolo de isolamento que pode ser residencial ou no hospital, além dos pacientes receberem as recomendações para evitar contaminações como uso de máscara, higienização das mãos, uso de preservativos, visto que a doença tem maior transmissão por contato íntimo”, destacou a nota da prefeitura de Taboão da Serra.

Crédito: Adriana Monteiro
A Câmara Municipal de Taboão da Serra viveu, nesse dia 13 de dezembro, uma noite
O Prêmio Professor Transformador, que reconhece bons projetos didáticos a partir da utilização do jornal
Nos dias 02 e 03/09, o Cemur será palco da 1ª Feira de Quadrinhos e