Professora de Taboão da Serra vence 4º Prêmio Professor Transformador 2023
Idealizada pelo periódico infantojuvenil Joca há 4 anos, a premiação prestigia propostas pedagógicas que promovam o uso do jornal na escola
30 de outubro de 2023
(Foto: )

O Prêmio Professor Transformador, que reconhece bons projetos didáticos a partir da utilização do jornal na sala de aula, premiou os vencedores da sua quarta edição.

O primeiro lugar foi conquistado pela pedagoga Irini Cristina Monteiro de Brito, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Maria Alice Borges Ghion, de Taboão da Serra.

A docente do 5º ano do ensino fundamental desenvolveu o projeto “Se liga na Sustentabilidade”, em que usou reportagens do jornal para embasar discussões e pesquisas de estudantes sobre como eles poderiam contribuir para o desenvolvimento sustentável. Os alunos criaram ações e foram multiplicadores de boas práticas sustentáveis entre a escola, a comunidade e os seus pares.

“Criamos o projeto contemplando as quatro dimensões do desenvolvimento sustentável: social, econômica, ambiental e institucional. “Se Liga da Sustentabilidade” são lições que aprendemos na escola e esse projeto continuará! A nossa prática letiva, antes de mais nada, fica no coração do nosso estudante,” compartilhou a professora Irini Cristina.

O Prêmio Professor Transformador é promovido pelo periódico infantojuvenil Joca, o primeiro jornal voltado a notícias da atualidade para crianças e adolescentes, que soma mais de 300 mil assinantes pelo país, em sua maioria, as escolas.

A segunda colocação ficou com o projeto “Jornal Eccos: escrita significativa e formação cidadã”, idealizado pela professora Luciana Guimarães Foloni, do Colégio Eccos, de São José dos Campos (SP). Alunos do 4º ano utilizaram o jornal para aprender sobre a estrutura do gênero notícia. O desdobramento resultou no Jorneccos, um periódico que informa a comunidade escolar sobre o que ocorreu durante o trimestre. O impacto positivo foi percebido pelo aumento da leitura assídua do jornal escolar, que incentivou os alunos a escrever, opinar mais e produzir textos, tornando-os ativos no colégio.

Veja também  Acidente em Embu das Artes trava BR 116

O terceiro lugar prestigiou um docente do Rio de Janeiro. O projeto “A COP-27 visita nosso bairro” foi desenvolvido por Anderson Clayton Candido da Silva, professor de Geografia da Escola Municipal Walmir de Freitas Monteiro e do Colégio Nossa Senhora do Rosário, ambos de Volta Redonda, e do CIEP-477 Professora Rosa da Conceição Guedes, situado em Piraí. Respaldados por textos jornalísticos sobre a Conferência Mundial das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, os estudantes engajaram-se em debates, reflexões e fizeram sugestões aos problemas sociais e ambientais do seu bairro. Tudo isso contribuiu para o fortalecimento das habilidades críticas e propositivas, tornando a aprendizagem aplicável à realidade.

Mônica S. Gouvêa, diretora educacional da editora Magia de Ler, empresa que produz o Joca, explica que a fase seletiva contou com dezenas de projetos inscritos. Puderam participar professores do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, de escolas de ensino público da rede municipal, estadual e federal e de escolas particulares, que comprovadamente utilizaram o jornal no trabalho e nas orientações aos estudantes.

“O prêmio incentiva e prestigia os educadores que inovaram, implementando sequências de aulas com o uso de textos jornalísticos. O jornal traz essa conexão entre a escola e o que acontece no mundo e sua utilização de forma pedagógica favorece a aquisição de conhecimento, a formação do cidadão reflexivo e engajado para promover uma sociedade melhor”, explica.

A cerimônia de premiação aconteceu em São Paulo Capital, no dia 19 de outubro. Mais informações podem ser obtidas acessando a página do prêmio.

Crédito: Assessoria de Imprensa
A Câmara Municipal de Taboão da Serra viveu, nesse dia 13 de dezembro, uma noite
Nos dias 02 e 03/09, o Cemur será palco da 1ª Feira de Quadrinhos e
A atuação das polícias Civil e Militar tem contribuído na repressão aos roubos de cargas