Polícia Civil recebe 588 policiais para reforçar efetivo nas delegacias
Os novos agentes concluíram o curso de formação na Academia de Polícia Civil (Acadepol)
2 de outubro de 2017
(Foto: Divulgação)

A Polícia Civil recebeu mais 588 novos policiais para reforçar o efetivo nas unidades de Polícia Judiciária do Estado. Ao todo, são 169 investigadores, 346 escrivães e 73 delegados de polícia. Os delegados se formaram nesta quinta-feira (28) e os escrivães e investigadores na última sexta-feira (22).

Os novos policiais passaram por quatro meses de curso de formação na Academia de Polícia Civil “Dr. Coriolano Nogueira Cobra”.
Durante o curso, os novos agentes tiveram aulas dos mais variados temas como criminalística, criminologia, direitos humanos, inteligência, investigação e inquérito policial, medicina legal, entre outras, totalizando 24 disciplinas. A preparação totaliza 572 horas/aula.

Os escrivães são responsáveis pelos inquéritos policiais, registros de boletins de ocorrência, termos circunstanciados, mandados e ordens de serviço.

Os investigadores são encarregados pelas apurações de crimes, acompanhamento de diligências, cumprimento de mandados de prisão e apreensão, entre outras funções.

Os delegados são responsáveis pela chefia da delegacia e pelo inquérito policial, instrumento que formaliza a investigação criminal. Eles dirigem toda a parte jurídica da investigação, formalizando os atos e representações que lhe são apresentados pelos investigadores.

Os delegados também têm a função da lavratura da prisão em flagrante.

Distribuição

A Capital receberá 203 policiais, sendo 26 delegados, 37 investigadores e 140 escrivães. Para a Grande São Paulo, serão destinados 136, sendo 14 delegados, 28 investigadores e 94 escrivães. O Interior ganhou 249 policias – 33 delegados, 104 investigadores e 112 escrivães.

Além do reforço de efetivo já recebido, o Estado está formando mais policiais civis. Estão na Acadepol 117 escrivães e 28 investigadores.

Veja também  Emprega Taboão oferta mais 580 vagas de emprego em diferentes áreas
Crédito: SSP/SP
A dificuldade de deslocamento está entre os fatores que mais afetam a qualidade de vida
A Justiça do Trabalho de Osasco (SP) proibiu, em liminar proferida na última sexta-feira (27),
Com o fim do recesso parlamentar nesta terça-feira, dia 31 de julho, todas as câmaras