Papa Francisco acolhe renúncia de Dom Luiz Antônio Guedes e nomeia novo bispo para Diocese de Campo Limpo
Com a nomeação, padre Valdir recebe o título de Monsenhor, que será o título utilizado até o dia de sua ordenação episcopal.
14 de setembro de 2022
(Foto: )

O Papa Francisco acolheu, nesta quarta-feira, 14 de setembro, o pedido de renúncia ao governo pastoral da Diocese de Campo Limpo apresentado por Dom Luiz Antônio Guedes por motivo de idade, conforme o cânon 401 do Código de Direito Canônico. O Papa nomeou como novo bispo o padre Valdir José de Castro, ssp, ex-superior geral da Pia Sociedade de São Paulo. Padre Valdir será o terceiro bispo da Diocese de Campo Limpo. As datas da ordenação episcopal e da posse canônica serão divulgadas posteriormente. Com entusiasmo e alegria, a Diocese de Campo Limpo deseja boas-vindas ao bispo eleito!

Com a nomeação, padre Valdir recebe o título de Monsenhor, que será o título utilizado até o dia de sua ordenação episcopal.

Pe. Valdir José de Castro

Padre Valdir José de Castro tem 61 anos e é natural de Santa Bárbara do Oeste, São Paulo. Desde criança, ainda coroinha, sentiu o desejo de consagrar sua vida a serviço do Evangelho. Cursou os estudos superiores normais e, em 1978, um amigo paulino, Antonio Carlos, o convidou para a sua ordenação sacerdotal. Depois da cerimônia quis saber um pouco mais sobre o carisma da Pia Sociedade de São Paulo e aos 18 anos se decidiu pela vida religiosa.

Emitiu seus primeiros votos em 11 de fevereiro de 1981 e fez sua profissão perpétua em 25 de outubro de 1987. No ano seguinte, em 12 de dezembro, recebeu a ordenação presbiteral pelas mãos de Dom Eduardo Koaik em sua cidade natal, Santa Bárbara do Oeste.

Em 1991 renunciou ao cargo de professor de Filosofia para fazer especialização em Espiritualidade na Pontifícia Universidade Gregoriana, na Itália. Voltou ao Brasil em 1994 e tornou-se editor da área infanto-juvenil da Paulus, editora mantida pela Pia Sociedade de São Paulo.

Veja também  Soldado da PM pede afastamento após divulgação de vídeo em que beija outro homem no Metrô de SP

De 1995 a 2001, foi superior da comunidade paulina de Caxias do Sul, exercendo outras atividades. Foi provincial e diretor geral do Apostolado. Padre Valdir é graduado em Jornalismo pela Universidade de Caxias do Sul, mestre em Comunicação e Mercado pela Faculdade Cásper Líbero e em 2016 concluiu seu doutorado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade de São Paulo.
Depois do mestrado, em 2006, foi eleito superior provincial dos paulinos da Província Argentina-Chile-Peru e presidente do Centro Iberoamericano de Editores Paulinos (CIDEP), órgão que congrega os editores paulinos da América Latina e da Península Ibérica.

De volta ao Brasil em 2011, foi nomeado vice-diretor da Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação (FAPCOM). No dia 30 de julho de 2012, foi nomeado superior provincial da Província do Brasil. Em 2013, assumiu a direção da FAPCOM.

Em 2015, padre Valdir foi eleito superior geral da congregação, tornando-se o sétimo sucessor do fundador Bem-Aventurado Tiago Alberione e o primeiro não italiano a assumir o cargo, sendo sucedido no final de junho de 2022 pelo padre Domenico Soliman.

Crédito: Outro Autor
Em recente pesquisa feito pela Editora Retrato, com a proximidade das eleições 2024, o cenário
A Câmara Municipal de Taboão da Serra viveu, nesse dia 13 de dezembro, uma noite
A eleição municipal de 2024 promete ser agitada, tratando de uma sucessão e também com