Outubro Rosa: Veja onde realizar exames de Papanicolau na região
Exames de Papanicolau em Embu das Artes e Cotia
4 de outubro de 2017
(Foto: Primeiro Notícias / Divulgação)

As secretarias municipais de saúde de Embu das Artes e Cotia estarão realizando ao longo do mês de outubro diversas ações em prevenção ao câncer de mama. O exame de Papanicolau estará disponível às mulheres interessadas, além de realizações de palestras educativas e até marcações de exame de mamografia.

Em Embu das Artes, desde o dia 2 de outubro, todas as unidades de saúde do município, com auxílio de profissionais, estão intensificando o trabalho em conscientização ao Outubro Rosa 2017. A coleta de Papanicolau, que nos últimos anos vem sofrendo uma queda, será feira em todas as unidades de saúde no próximo dia 21, das 8 às 16h. Todas as UBS estarão abertas e o exame será permitido para mulheres de 25 a 64 anos.

Já em Cotia, o mutirão da coleta de Papanicolau acontecerá em quatro unidades de saúde para mulheres com idade entre 25 e 64 anos que estejam com o exame atrasado há mais de três anos. O exame acontece neste próximo sábado, dia 7, em quatro unidades de saúde. O objetivo, além de diminuir a fila de espera pelo exame, é chamar a atenção das mulheres em relação à prevenção de doenças e combate ao câncer de Mama e de colo do útero aproveitando o momento de grande publicidade dada ao assunto.

Não é necessário fazer agendamento, os exames serão coletados por onde de chegada. As mulheres que se encaixarem no perfil, podem comparecer, entre às 8h e às 13h, em um dos locais de coleta (UBS Atalaia, Caucaia do Alto, Portão e Jardim Ângela), levando cartão do SUS, comprovante de endereço e RG.

Mutirão de Papanicolau
Dia 7/10 – das 8h às 13h (atendimento por ordem de chegada)

Veja também  O Primeiro Notícias apoia o Outubro Rosa 2017

UBS Atalaia: Praça Demétrio Calfat, 300
UBS Santa Ângela: Rua Francisco Pereira A. Filho, 1511
UBS Portão: Avenida Vasco Massafeli, 350
UBS Caucaia do Alto: Avenida Roque Celestino Pires, 1.020

Cerca de 30% dos casos de câncer de mama podem ser evitados com a adoção de hábitos saudáveis como: praticar atividade física regularmente, alimentar-se de forma saudável, manter o peso corporal adequado, evitar o consumo de bebidas alcoólicas e amamentar. O autoexame das mamas deve ser realizado uma vez por mês. A melhor época é uma semana após a menstruação. Para as mulheres que não menstruam mais, o autoexame deve ser feito em um mesmo dia de cada mês à sua livre escolha, por exemplo, todo dia 15.

O câncer do colo do útero é o terceiro tipo de câncer que mais mata mulheres no Brasil. Toda mulher que tem ou já teve atividade sexual deve submeter-se a exame preventivo, especialmente se estiver na faixa etária dos 25 aos 64 anos de idade. Mulheres grávidas também podem fazer tranquilamente o preventivo sem prejuízo para si ou para o bebê.

Mitos e verdades sobre o câncer de mama

De acordo com Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp), maior centro público de oncologia da América Latina, os mitos sobre o câncer de mama ainda são muitos. Entre as dúvidas dos pacientes e familiares estão questionamentos se a prótese de silicone pode causar câncer e se o uso de desodorante aerosol pode aumentar o risco de tumor.

Um alerta que o mastologista José Roberto Filassi faz é sobre a busca por informações na internet. “Existe uma série de informações que circulam sobre o tema e que não estão fundamentadas em estudos científicos. Portanto, não correspondem à realidade. Conversar com seu médico é sempre o melhor caminho para esclarecer todas as dúvidas sobre este assunto.”
Confira na lista abaixo as crenças populares que não passam de mitos:

Veja também  Ex-prefeito de Praia Grande morre e é enterrado em Embu das Artes

– O câncer é sempre hereditário

Apenas 10% dos tumores têm esta correlação. É importante, portanto, estar sempre atento ao próprio corpo: nódulos e feridas que persistem por muito tempo, e não existiam antes, podem indicar algum problema de saúde. Nesse caso, a visita ao médico não deve ser adiada.

– O autoexame substitui a mamografia

O autoexame ou mesmo o exame clínico, feito por um especialista, não são suficientes para o diagnóstico de câncer. A recomendação é realizar a mamografia regularmente, de acordo com a indicação de seu médico.

– Uso de desodorante aerosol facilita o desenvolvimento de tumores
A axila não tem células mamárias, portanto o uso de qualquer tipo de desodorante não afeta as mamas.

– Prótese de silicone pode dificultar o diagnóstico

Não há consenso científico quanto às limitações dos exames de imagem em pacientes que possuem próteses de silicone nas mamas. Tampouco, há pesquisas que relacionem a cirurgia para aumento dos seios com o aparecimento de tumores.

– Lingerie apertada aumenta as chances de câncer de mama

O tipo de sutiã – independente do tecido ou modelo – não favorece o desenvolvimento do câncer de mama.

– A pílula anticoncepcional provoca câncer

Não existem estudos que permitam a associação entre o uso de pílula anticoncepcional e aumento da incidência de câncer.

– Quando o câncer aparece novamente, a doença não tem mais cura

Cada paciente é único e responde de uma maneira aos diferentes tipos de tratamento disponíveis, por isso não é possível afirmar que todos os casos vão evoluir da mesma maneira.

Com informações da Assessoria de Imprensa e do Governo do Estado

Crédito: Rodrigo Lopes
Em alerta e conscientização ao câncer de mama que atinge milhares de mulheres, cada vez
Pelo terceiro ano consecutivo alguns dos principais estádios de futebol de São Paulo receberão o
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) retirou nesta quarta-feira (1º) a obrigatoriedade do uso