Operação Cali cumpre mandados em Embu das Artes, Taboão da Serra e Itapecerica da Serra
Foram cumpridos mais de 60 mandados de prisão temporária, busca e apreensão e sequestros de veículos, motos aquáticas e imóveis. Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal e Ministério Público de Minas Gerais atuaram na operação.
26 de março de 2021
(Foto: )

A Polícia Civil, com apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), cumpriu na manhã desta quinta-feira (25) 66 mandados de medidas cautelares durante a Operação Cali. O alvo é uma organização criminosa especializada em tráfico interestadual de drogas e lavagem de dinheiro em várias cidades de Minas Gerais, Paraná e São Paulo.

Segundo a polícia, entre as medidas, estão mandados de prisão temporária, mandados de busca e apreensão e sequestros de veículos, motos aquáticas e imóveis de luxo nas cidades de São Paulo, Itapecerica da Serra, Taboão da Serra, Embu das Artes, no estado de São Paulo, e em Contagem, Esmeraldas e Mateus Leme, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.

Cinco pessoas foram presas, duas delas em São Paulo e as outras três em Minas Gerais. Outros dois suspeitos estão foragidos.

A polícia informou que a organização criminosa era responsável pelo transporte e venda de centenas de quilos de pasta base de cocaína para cidades de Minas Gerais, principalmente Belo Horizonte e da Região Metropolitana.

A organização utilizava pessoas jurídicas, por exemplo, uma autoescola localizada na cidade de Embu das Artes (SP) e uma empresa de peças veiculares na cidade de Contagem (MG) “para ocultar ou dissimular a propriedade de veículos, motos aquáticas e imóveis provenientes do narcotráfico”.

A Polícia Civil e o Gaeco de São Paulo também deram apoio no cumprimento dos mandados no estado.

Segundo o MPMG, o nome da operação faz referência ao Cartel de Cali, “um dos maiores cartéis de drogas do mundo, situado na Região Sul da Colômbia, ao redor da cidade de mesmo nome”.

Operação
A investigação começou em agosto de 2020 quando um homem suspeito de fazer parte da quadrilha foi preso com 20 quilos de cocaína em Santo Antônio do Amparo, no interior de Minas Gerais.

Veja também  Deslizamento de terra encobre estrada em Itapecerica da Serra

Na primeira fase, o quarto criminoso mais procurado do país foi encontrado. O nome dele não foi divulgado. Um fuzil e um veículo foram apreendidos.

Na segunda fase, o homem apontado como líder da quadrilha e um outro suspeito foram presos com 45 quilos de cocaína.

A terceira fase foi deflagrada nesta quinta-feira, com a prisão de cinco pessoas.

Crédito: G1
A Câmara Municipal de Taboão da Serra viveu, nesse dia 13 de dezembro, uma noite
O Prêmio Professor Transformador, que reconhece bons projetos didáticos a partir da utilização do jornal
Nos dias 02 e 03/09, o Cemur será palco da 1ª Feira de Quadrinhos e