IBGE abre 670 vagas para trabalho temporário no Censo 2020 na região
As inscrições podem ser feitas no site do Cebraspe até o dia 24 de março.
10 de março de 2020
(Foto: )

O maior processo seletivo para o Censo 2020 também mobilizou profissionais das Unidades Estaduais do IBGE. Coletivas e entrevistas em todas as UEs ajudaram a ampliar ainda mais a repercussão dos editais nos noticiários. A parceria com a mídia nacional, especializada e local é fundamental para o êxito da operação censitária.

O chefe da Coordenação de Recursos Humanos (CRH), Bruno Malheiros, acompanhado da gerente Rossana Franco, fez uma apresentação inicial, destacando os pontos de maior interesse tanto para os repórteres quanto para os candidatos. Em seguida, na fase de perguntas, ele tirou dúvidas e fez esclarecimentos sobre inscrições, pagamentos, setores censitários, identificação de recenseadores e outras questões relacionadas ao processo de contratação.

Malheiros destacou que nessa seleção para o Censo o mesmo candidato poderá se inscrever para todos os cargos, já que as provas serão aplicadas em dias diferentes: para ACM e ACS no dia 17 de maio, e para recenseador no dia 24 de maio. “Nosso objetivo com isso é atrair o máximo de participantes para a seleção”, disse. Outra novidade é que a taxa de inscrição poderá ser paga em qualquer agência bancária e casas lotéricas. Antes o pagamento era feito somente no Banco do Brasil.

O candidato que tenha participado de processos seletivos anteriores do IBGE poderá se inscrever na seleção para o Censo. Isso não era permitido pela Lei 8745/1993, que trata das contratações temporárias no serviço público. Contudo, o governo editou a Medida Provisória 922, no último dia 2 de fevereiro, que retira essa restrição das seleções. A MP vale por 60 dias e depende da aprovação do Congresso para mudar a lei definitivamente.

Malheiros também falou de outra novidade: o simulador online que estima a remuneração do recenseador. O pagamento desse profissional vai variar conforme a produtividade e o local de coleta. “Criamos esse sistema para que o candidato tenha uma ideia de quanto poderá receber se vier a trabalhar como recenseador no Censo 2020”, disse o coordenador de Recursos Humanos do IBGE.

As inscrições podem ser feitas no site do Cebraspe até o dia 24 de março.

Crédito: IBGE
A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) entregou nesta terça-feira (30) a
A proposta orçamentária elaborada pelo Governo de São Paulo para 2024 foi aprovada nesta quinta-feira
A Polícia Militar encontrou na madrugada de quinta-feira (23) uma criança de dois anos sozinha,