X
    Categorias: CidadesCotiaCotidianoEmbu das artesEmbu-guaçuEntretenimentoItapecericaJuquitibaNoticias Página InicialSão LourençoTaboão da SerraVargem Grande Paulista

Hard Spinner é contraindicado para crianças com idade inferior a 6 anos, diz Inmetro

O brinquedo de origem norte-americana hand spinner é a mais nova sensação entre crianças, adolescentes e adultos no Brasil. Entretanto, o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) por meio de um levantamento identificou acidentes de consumo em outros países envolvendo o produto e recomenda que o seu uso seja supervisionado por um adulto. Além disso, o instituto não indica o uso do brinquedo para crianças com menos de 6 anos de idade.

Os hand spinner podem ser encontrados de diferentes tamanhos, cores e velocidades e permitem que o usuário faça diferentes movimentos, garantindo reduzir ansiedade, stress e até melhorar a concentração.

Em nota, o Instituto se manifestou sobre a supervisão de responsáveis no momento do manuseio feito pela criança. “Responsáveis devem ficar atentos à indicação da faixa etária e aos possíveis riscos que o brinquedo pode oferecer. Ele é contraindicado para crianças com idade inferior a 6 anos. Caso já tenham sido adquiridos, o Inmetro recomenda que sejam retirados imediatamente das mãos dessas crianças”, notificou.

O Instituto alertou para as possíveis irregularidades que o produto pode oferecer, ressaltando a presença e a ausência do selo de identificação (Selo da Inmetro). Caso o brinquedo não tenha o selo, ele está irregular no mercado e as empresas que o comercializarem estarão sujeitas às sanções previstas em lei, onde o estabelecimento poderá ser interditado e o produto apreendido, sem contar a aplicação de multas que podem chegar até R$ 3 milhões.
“Para ser fabricado, importado ou comercializado, o produto precisa cumprir com os requisitos técnicos definidos nas portarias vigentes sobre o tema e deve ser submetido aos ensaios previstos pelo processo de certificação”, comunicou o Inmetro.

A Ouvidoria do Instituto está disponível para denúncias envolvendo a falta do selo no brinquedo e local onde foi comercializado. http://www.inmetro.gov.br/ouvidoria/ouvidoria.asp.

Com informações do O Globo