Funcionários das Linhas 4-Amarela e 5-Lilás podem parar nesta sexta
É a primeira vez que linhas de metrô operadas pelos consórcios ameaçam paralisar as atividades.
28 de fevereiro de 2019
(Foto: Divulgação)

O Sindicato dos Metroviários de São Paulo informou por meio de suas redes sociais que as linhas 4-Amarela e 5-Lilás, podem paralisar suas atividades na próxima sexta-feira, 1° de março.

Segundo o sindicato, as concessionárias ViaQuatro e ViaMobilidade, que são responsáveis pela operação e manutenção dos ramais, são intransigentes em negociar o acordo coletivo com os empregados. A entidade diz ainda que os trabalhadores têm péssimas condições de trabalho.

É a primeira vez que linhas de metrô operadas pelos consórcios ameaçam paralisar as atividades.

Representatividade

Em abril de 2018 o Sindicato dos Metroviários de São Paulo foi vitorioso no julgamento o recurso, ocorrido em 4 de abril de 2018, no Tribunal Superior do Trabalho (TST) sobre a representação sindical dos funcionários da Linha 4-Amarela. Segundo a entidade, a decisão foi unânime.

Já sobre a Linha 5-Lilás, o sindicato afirma que tenta negociar com a concessionária ViaMobilidade que todos os trabalhadores tenham todos os direitos que os funcionários da Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô) possuem.

A última vez em que os metroviários paralisaram suas atividades, no ano passado, a Linha 5-Lilás ainda era operada pelo Metrô, o ramal foi assumido posteriormente pela ViaMobilidade, que faz parte do Grupo CCR, assim como a ViaQuatro.

Veja também  Orquestra de Violeiros de Taboão da Serra se apresentará no Festival Revelando SP
Crédito: Assessoria de Imprensa
Em assembleia realizada na noite desta segunda-feira (29), trabalhadores do Metrô de São Paulo decidiram
Depois de bloquearem a rodovia Régis Bittencourt nos dois sentidos desde às 16h de ontem
Centenas de motoboys juntamente com estudantes fecharam a Rodovia Régis Bittencourt na noite desta quarta-feira,