Festival de Cultura Urbana reuniu artistas e agitou os moradores de Embu das Artes
As atrações agradaram o público presente. O Grupo Facção Central encerrou o evento.
2 de maio de 2017
1° Festival de Culturas Urbanas (Foto: Rodrigo Lopes)

Embu das Artes recebeu no último domingo, dia 30, o 1° Festival de Culturas Urbanas que reuniu diversos artistas da região, entre eles Mc’s, dançarinos, B-Boy’s, graffiteiros e Dj’s, agitando a Praça Alexandre Baptista de Oliveira, no Jardim Santo Eduardo. O evento foi realizado pela Secretaria de Cultura pelo Programa PACTO Cultural, identificando, apoiando e aproximando as diferentes manifestações artísticas e culturais da cidade.

Grupo Arco-Íris foi uma das atrações do festival

Quem esteve presente no festival aproveitou as atrações oferecidas pelo projeto. Vários músicos se apresentaram, dentre eles os grupos Consumado, CrônicaMendes, Érica E Os Meninos, Quarto a Um, Na Ironia e Facção Central, que encerrou o evento. Na dança, o Grupo Arco-Íris apresentou um pouco da cultura afro com arranjo musical da artista norte-americana, Beyoncé. As crianças aproveitaram das atividades de artesanato e pintura de rosto.

Artistas pintaram muros e ruas do bairro

Já os graffiteiros pintaram a maioria dos muros das residências da Rua Maringá. Para o artista Saimon Oliver, a pintura de sua arte vem para harmonizar o bairro. “Há 10 anos surgiu essa paixão pelo graffite e esse festival serviu para dar oportunidade a diversos artistas como eu. Aproveito para agradecer o convite de um deles, o Mirage, foi por ele que eu tive essa chance de grafitar aqui na cidade”, disse Saimon, morador do bairro do Jd. Jaqueline, em São Paulo. Sua profissão é Operador de Máquina.

Secretária de Cultura, Rosana Almeida e adjunto Alemão

A Secretária de Cultura, Rosana Almeida, marcou presença no festival e ressaltou a importância da cultura nos bairros na descoberta de novos talentos. “Uma das missões dadas pelo prefeito Ney Santos era para que a gente levasse cultura também para a periferia, porque a cultura não pode ficar só no centro de Embu das Artes. Nós estamos trabalhando principalmente com a ação Cultura nos Bairros, com foco na descoberta de novos talentos. O município ele é muito rico em talentos, tanto na periferia quanto no centro, mas muitos desses talentos ficam escondidos, por isso estamos tentando resgatar esses artistas”, salientou a secretária.

Veja também  Maior 'YouTuber' do Brasil, Whindersson Nunes fará show em Taboão da Serra

O secretário adjunto da Cultura, Alessandro Aparecido Gonçalves (Alemão), falou do incentivo cultural e apoio aos artistas.”Eu acredito demais nos artistas da nossa cidade, nossos cantores, pintores em geral. Nossa intenção com esse evento era de resgatar o que estava perdido, incentivar a cultura urbana, o hip-hop, grafite e o break”, disse o Alemão.

As crianças aproveitaram o momento

A Coordenadora do Núcleo de Cultura, Carla Magalhães, foi uma das voluntárias do evento. Ela se apresentou junto com o Grupo Arco-Íris e também ficou responsável pela pintura de rostos das crianças. “É um prazer estar participando desse evento que é fundamental. Festas como essa trás para os bairros o que a gente não tem, incentivo cultural”, falou.

Centenas de pessoas curtiram o momento. De acordo com a Secretaria de Cultura, as empresas Auto Escola Maranhão e Supermercados Kaçula apoiaram o festival.

Crédito:
No dia 26 de outubro a nova música do cantor SEADI, Imperfeição, embarca nas plataformas
Estão abertas as inscrições para o Programa Guri Santa Marcelina, polo Embu das Artes, que
Com apenas um ano de carreira, Jullyana Netto já é sucesso por onde passa. Após