Dia de Combate ao Trabalho Infantil é lembrado com ação de conscientização
Durante a ação, a Prefeitura montou uma estrutura para a criançada
21 de junho de 2019
(Foto: Divulgação)

No dia 12/06 é lembrado o Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil e, para celebrar a data, a Prefeitura de Cotia, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, realizou uma grande ação de conscientização na feira noturna de Cotia, na quarta-feira (12). As ações integram o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) que, nos últimos meses, tem cumprido uma agenda de capacitação, palestras, distribuição de material educativo e abordagens em áreas com grande movimentação com vistas ao fim do trabalho infantil.

Durante a ação, a Prefeitura montou uma estrutura para a criançada, com brinquedos e distribuição de algodão doce e pipoca, além de pintura facial, escultura de balões e interação com personagens da Patrulha Canina. “É assim que a criança tem que ser vista, brincando, aprendendo e não trabalhando. Por isso montamos esta estrutura e buscamos conscientizar a população de que é errada a ideia de que ‘melhor trabalhar do que ficar na rua’. Em muitos casos, o trabalho infantil expõe a criança à vulnerabilidade das ruas”, disse Mara Franco, titular de Desenvolvimento Social.

O PETI busca auxiliar e conscientizar, especialmente as famílias carentes, sobre os programas sociais que podem auxiliar as famílias nos momentos de dificuldade financeira para evitar que as crianças precisem auxiliar no orçamento familiar. “Vale destacar que as crianças podem realizar atividades pontuais que vão ajudar a desenvolver o senso de responsabilidade, como por exemplo, auxiliar a arrumar a própria cama ou ajudar a guardar as roupas, entre outras. O que não é permitido é que a criança seja a única responsável por realizar essa função”, destacou Mara Franco.

De acordo com a secretária, todo o trabalho de capacitação, conscientização e levantamento de dados tem como prioridade aprimorar os trabalhos e nortear as nossas ações no sentido de assegurar o direito das crianças.

Veja também  Equipe com 40 idosos representará Cotia nos Jogos Regionais
Crédito: Prefeitura de Cotia
Um momento de grande dor pode ser também sinônimo de esperança para muitas pessoas que
Momentos de muita diversão, nostalgia e adrenalina prometem dar o tom ao "1º Ladeira Abaixo
No próximo domingo (4/08), a partir das 9h30, a bola vai rolar no gramado do