Cotia é incluída no Mapa de Turismo Brasileiro
20 de setembro de 2017
(Foto: Divulgação)

O município de Cotia agora faz parte do Mapa do Turismo Brasileiro. Até 2016, apenas 222 cidades paulistas integravam o mapa e, com o crescimento de um forte interesse turístico, este ano 432 municípios do Estado passaram a integrar o documento.

Cotia faz parte da Região Turística Mananciais, Aventuras e Artes.
A Região Turística contempla algumas cidades do eixo Raposo Tavares /Régis Bittencourt e Rodoanel, além de Cotia, Vargem Grande Paulista, Embu das Artes, Embu-Guaçu, São Lourenço da Serra, Taboão da Serra, Juquitiba, Itapecerica da Serra e Ibiúna, que foram agrupadas por sua proximidade e similaridade em características físicas, naturais, hidrográficas, atrativos naturais, culturais, hospedagem, templos religiosos, o que facilita a criação de rotas, roteiros e caminhos regionais.

A próxima atualização só acontece em 2019 e os critérios estabelecidos para a participação dos municípios incluem possuir órgão responsável pela Pasta do Turismo, comprovar a existência de verba destinada para o turismo na lei orçamentária vigente e apresentar Termo de Compromisso assinado pelo prefeito ou dirigente responsável pela Pasta do Turismo, entre outros.

“Estamos trabalhando juntamente com o Prefeito Rogério Franco para que, em breve, Cotia seja incluída também no MITs – Município de Interesse Turístico do Estado de São Paulo, visando alavancar ainda mais o Turismo em nossa cidade”, ressaltou o secretário de Turismo, José Genival.

Atualmente existem 34 regiões turísticas no Estado de São Paulo, onde estão inseridos todos os 645 municípios. As regiões turísticas são unidades de planejamento e um município não pode participar de mais de uma região.

Veja também  Público lota o show com os sertanejos Marcos & Belutti, Caucaia do Alto
Crédito: Prefeitura de Cotia
A Diretoria de Turismo, pasta anexada a Secretaria do Meio Ambiente de Embu-Guaçu, anunciou novos
O Ministério do Turismo divulgou na última semana, dia 14, a atualização do Mapa do
Assim como Embu das Artes, Taboão da Serra, Itapecerica da Serra, Embu-Guaçu e outras cidades