Com recomendação do prefeito Ney Santos, Renato Oliveira é reeleito presidente da Câmara de Embu das Artes
A nova mesa diretora é formada por Renato Oliveira (presidente), Gilson Oliveira (vice presidente), Betinho (1°secretário), Alexandre Campos (2° secretário), Abel Arantes (3° secretário) e Aline Santos (suplente).
14 de dezembro de 2022
(Foto: )

Por unanimidade, em uma votação ensaiada, os vereadores de Embu das Artes reelegeram Renato Oliveira a presidente da Câmara de Embu das Artes. Em uma manobra política, a eleição que aconteceria na terça-feira, dia 20/12, foi antecipada para ocorrer após a sessão ordinária nesta quarta. Os vereadores Abidan Henrique e Gideon Santos insatisfeitos com a antecipação deixaram a sessão.

Os 14 vereadores da base do governo apresentaram um requerimento pedindo a antecipação da eleição da presidência. Curiosamente, os mesmos estiveram em reunião com o prefeito Ney Santos na segunda, dia 12/12. Nos bastidores afirmam que o encontro foi para definir a mesa diretora e reconduzir Renato Oliveira ao cargo de presidente da Câmara para o próximo biênio 2023/2024.

Os vereadores Gideon Santos e Abidan Henrique não assinaram o requerimento e declararam que não participariam da sessão. Abidan ainda falou que os demais vereadores estão manchando suas histórias, e realizando uma votação inconstitucional, uma vez que no regimento interno define que a eleição da presidência deverá ocorrer no dia 20/12. Ele ainda discutiu com os vereadores Aline Santos e Lúcio Costa, antes de deixar o plenário.

Há um mês, o Primeiro Notícias questionou todos os vereadores sobre a presidência da Câmara, na ocasião Renato Oliveira afirmou que não seria candidato, por acreditar que já teria comprido sua missão a frente do legislativo no biênio 2021/2022. E da mesma forma surgiram diversas candidaturas, sendo dos vereadores Alexandre Campos, Gideon Santos, Sander Castro. Todos declinaram e por unanimidade dos presentes, Renato foi reeleito.

O vereador Bobilel Castilho demonstrou insatisfação com o fato de ser retirado da mesa diretora. Na tribuna, Bobilel afirmou que está sem dormir a dois dias, em razão de fofocas de um colega, que teria levado inverdades ao prefeito Ney Santos. Sem citar nomes, Bobilel classificou o vereador como “sem vergonha”, e declarou saber que a escolha do presidente tem interferência do prefeito Ney Santos. “Quem escolhe o presidente é o prefeito junto com os vereadores, e eu sabia que eu nunca teria chance. Então nunca faria isso”, disse.

Veja também  Exposição Pomarium termina neste domingo em Cotia

A nova mesa diretora é formada por Renato Oliveira (presidente), Gilson Oliveira (vice presidente), Betinho (1°secretário), Alexandre Campos (2° secretário), Abel Arantes (3° secretário) e Aline Santos (suplente).

Os vereadores Adalto Batista e Alexandre Campos, além do próprio
Bobilel Castilho foram os únicos que votaram diferente do grupo para o cargo de 3° secretário e votaram no Bobilel. Ao final ele fez um discurso de gratidão aos colegas.

Crédito: Redação
Em recente pesquisa feito pela Editora Retrato, com a proximidade das eleições 2024, o cenário
A proposta orçamentária elaborada pelo Governo de São Paulo para 2024 foi aprovada nesta quinta-feira
A Câmara Municipal de Taboão da Serra viveu, nesse dia 13 de dezembro, uma noite