Clube de Malha de Itapecerica da Serra é bronze nos Jogos Regionais
28 de julho de 2017
(Foto: Divulgação)

O Clube de Malha de Itapecerica da Serra conquistou nessa quarta-feira (26 de julho), o terceiro lugar no 61º Jogos Regionais de São Bernardo do Campo/São Paulo. A participação do time itapecericano foi viabilizada através de apoio da Secretaria de Esporte e Lazer da Prefeitura de Itapecerica da Serra. Até chegar à conquista, a Malha de Itapecerica da Serra fez uma campanha com quatro vitórias e duas derrotas (confira os resultados abaixo).

“Com a conquista do terceiro lugar garantimos a classificação para os Jogos Abertos, outra importante competição da modalidade. Isto animou ainda mais a toda equipe grata ao nosso prefeito Jorge Costa e nosso secretário de Esporte e Lazer Miro pelo investimento no desenvolvimento dos esportes na cidade”, disse Maurício Pereira, chefe da delegação itapecericana nos Jogos Regionais.

Modalidade tradicional em Itapecerica da Serra, a Malha surgiu na cidade em 1987 como atividade de lazer. Com o passar dos anos entrou para as principais competições esportivas em nível regional e estadual. A equipe que conquistou o terceiro lugar nos 61º Jogos Regionais foi composta pelos jogadores Maza, Thiago, Rene, Paraíba, Marquinhos, Dau.

Segundo organizadores, a disputa contou com a participação de dez cidades: Guarujá, Itapecerica da Serra, Jandira, Mauá, Osasco, Praia Grande, Ribeirão Pires, Santo André, São Bernardo do Campo e Taboão da Serra. As partidas foram disputadas entre os dias 21 a 26 de julho, no Clube Vila Baeta Neves.

Além da participação nos Jogos Regionais, o Clube de Malha de Itapecerica da Serra está disputando o campeonato Estadual. A próxima partida está prevista para o dia 6 de agosto, na cidade de Sorocaba/SP. “Cresci vendo meu avô, Agenor, e meu pai, Paulo, jogarem, e hoje, com muito orgulho, sou a terceira geração representando a cidade”, disse Thiago de Oliveira.

Veja também  Inscrições abertas para curso de informática em Itapecerica da Serra

Campanha do Clube de Malha de Itapecerica da Serra
Itapecerica da Serra 124 x 08 Guarujá
Itapecerica da Serra 82 x 110 São Bernardo do Campo
Itapecerica da Serra 82 X 48 Osasco
Itapecerica da Serra 94 x 92 Ribeirão Pires
Itapecerica da Serra 46 X 96 Mauá
Taboão da Serra 86 X 130 Itapecerica Serra

História do jogo
Dados históricos disponíveis no site da Federação de Malha revelam que os primeiros malhistas jogavam com os mais variados objetos, pedaços de pedra, ferraduras ou pedaços de chapas de ferro dos mais variados formatos e tamanhos. Os pinos também não tinham o padrão certo, mas a contagem de pontos era a mesma de hoje: quatro pontos por pino derrubados e dois pontos por malha mais próxima do pino. Não havia nada, faixa demarcação de arremessos e nem laterais, assim como não haviam as medidas certas de campo. As partidas eram, em sua maior parte disputadas em 24 pontos no mano a mano e em maior contagem quando jogavam em quatro parceiros.

Crédito: Prefeitura de Itapecerica da Serra
A equipe de karatê de Taboão da Serra, alunos dos senseis Manoel Carlos e Manoel
Na tarde desta quarta-feira (23/08), a delegação cotiana, que participará do 21º Jogos Regionais dos
O atletismo feminino de Itapecerica da Serra ficou em quarto lugar na classificação geral dos