Embu das Artes conquista título inédito no futsal masculino vencendo Cotia
O time masculino de futsal do Embu das Artes (Sub-21) conquistou o Sub-Regional dos Jogos da Juventude em cima do Cotia
26 de abril de 2017
Time do futsal masculino é destaque e vence o time de Cotia (Foto: Rodrigo Lopes )

O time masculino de futsal do Embu das Artes (Sub-21) conquistou o Sub-Regional dos Jogos da Juventude em cima do Cotia, na última quinta-feira, dia 20, jogando na casa do adversário no Ginásio de Esportes de Caucaia do Alto (CEUC), em Cotia. O time embuense venceu o primeiro jogo da final por 7 a 6, no Ginásio do Jd. Independência, e foi para a segunda e decisiva partida com a vantagem de empate por qualquer resultado.

O jogo foi equilibrado. Mesmo o Embu das Artes mantendo a posse de bola, aos 10 minutos do primeiro tempo, o Cotia abriu o placar. No final da etapa inicial, o camisa 10 do Embu, Fabinho, se machucou e não conseguiu voltar pra partida.

Após perder um dos seus melhores jogadores, Embu só conseguiu reagir aos 10 minutos do segundo tempo, empatando a partida com o gol de Tiago, e dois minutos depois o próprio Tiago marcou novamente, virando para 2 a 1.  O time da casa começou a pressionar a equipe embuense, optando por jogar com goleiro linha. O gol de empate saiu faltando 4 minutos para o fim.

O treinador Antonio conversou com os atletas para corrigir a marcação. Até então, o empate por qualquer resultado daria o título ao time de Embu. A bola não voltou a balançar as redes e Embu se consagrou campeão do Sub-Regional 2017, no jogo que terminou 2 a 2.

O time do Embu não jogou com o goleiro titular. Ele havia se machucado no primeiro jogo da final. O seu reserva assumiu a titularidade no segundo jogo e fez uma boa partida.

Antonio Rocha Xavier é técnico do futsal em Embu das Artes

“Jogar na casa do adversário para nós não muda tanto. Pode jogar em casa ou fora, a gente sempre prioriza a posse de bola. Mas foi um jogo predeira porque o time adversário conta com jogadores entrosados, mas o Embu conseguiu impor o nosso esquema de jogo. No geral, todos jogaram muito bem”, comentou o treinador do Embu das Artes, Antonio da Rocha Xavier.

Há três anos no comando da equipe, Antonio se sente esperançoso agora como campeão, e espera que mais pessoas possam apoiar o futsal masculino de Embu. “É a primeira vez que o Embu das Artes vence o campeonato Sub-Regional, até porque o futsal nunca teve apoio. Finalmente a gente ganhou. Temos a esperança de um melhor apoio, que as pessoas comecem a olhar pra gente do futsal como um todo”, salientou.

Jogadores destaque do futsal masculino em Embu das Artes

Esse mesmo time da categoria Sub-21 que ganhou a final do Sub-Regional, acabou se classificando para o Campeonato Regional que acontece no segundo semestre deste ano. Os jogos regionais serão sediados na cidade de São Bernardo do Campo (ABC Paulista).

Já a categoria Sub-17 começa o torneio Clube Escola no próximo dia 6 de maio. A competição pe organizada pela Prefeitura de São Paulo.

“Eu me sinto realizado em ter ajudado na conquista desse campeonato. Fico plenamente satisfeito com o trabalho feito, conseguimos treinar e colocar tudo em prática, devo agradecer também pela confiaça de outros professores que nos ajudaram, o Whashington, Willian e Daniel. Quero agradecer em especial os coordenadores Juliana e Claudinho, que ajudaram e foram com a gente para Cotia”, disse o treinador Antonio.

A comissão técnica do Embu das Artes pretende abrir uma seletiva para fortalecer e melhorar o time, mas para isso, é necessário  ter a garantia na participação de vários outros campeonatos para o futsal masculino de Embu.

Texto por Repórter Rodrigo Lopes

Crédito:
Após derrota sofrida por 3 a 0 diante do Osasco Audax, em jogo válido pelo
A partida entre Brasil e Bélgica pela Copa do Mundo, que começa às 15h desta
Pamela Mendonça de Oliveira, de 31 anos, está desaparecida há cinco dias. Após a partida