Vereadores aprovam criação da Coordenadoria da Juventude em Embu das Artes
A Coordenadoria de Embu das Artes é veiculada à Secretaria Municipal de Governo, e compete à coordenadoria a formulação de política pública de intervenção social, democratização cultural e a proposição de diretrizes voltadas ao protagonismo de cidadãos jovens de Embu das Artes
24 de novembro de 2023
(Foto: )

Os vereadores aprovaram durante a 36ª Sessão Ordinária na quarta-feira, dia 1 de novembro, o Projeto de Lei Complementar nº 32/2023, de autoria do prefeito Ney Santos, que cria a Coordenadoria Municipal de Juventude de Embu das Artes. As atividades voltadas à juventude iniciaram no município no mês de março de 2023, com ações voltadas para jovem aprendiz e também capacitação por intermédio da oferta de cursos gratuitos.

Uma importante conquista da juventude foi a possibilidade de adquirir conhecimento nos mais variados cursos ofertados pela Coordenadoria, e ainda utilizar gratuitamente o transporte público municipal nos dias de curso. A ação em conjunto com a Secretaria de Mobilidade Urbana, possibilitou gratuidade para mais de 800 jovens matriculados. Outra importante parceria é com o Fundo Social de Solidariedade, que cede o espaço para realização das aulas de confeitaria, que já formou cerca de 100 novos confeiteiros na primeira etapa. Dentre muitas outras parcerias que possibilitam incentivo de estudos para os jovens embuenses.

Dentre os cursos ofertados atualmente estão informática, desenho, teclado, violão, cuidador de idosos, massoterapia, controlador de acesso, pintura tecido e tela, manicure, extensão de cílios, comunicação, e confeitaria.

A Coordenadoria da Juventude é uma determinação do Governo do Estado de São Paulo, para criação de políticas públicas em todos os municípios paulistas. A Coordenadoria de Embu das Artes é veiculada à Secretaria Municipal de Governo, e compete à coordenadoria a formulação de política pública de intervenção social, democratização cultural e a proposição de diretrizes voltadas ao protagonismo de cidadãos jovens de Embu das Artes; o constante diagnóstico das juventudes existentes nos segmentos múltiplos, bem como os que não estão agregados a grupos organizados; a coordenação e avaliação conjuntural dos programas intersetoriais promovidos pela gestão municipal para juventude; a articulação, formulação e execução, direta ou indiretamente em parceria com entidades públicas ou privadas, de programas, projetos e ações para este setor, entre outras responsabilidades.

Veja também  Terceira Idade de Embu das Artes participa do 21º Jori
Crédito: Redação
Em recente pesquisa feito pela Editora Retrato, com a proximidade das eleições 2024, o cenário
A proposta orçamentária elaborada pelo Governo de São Paulo para 2024 foi aprovada nesta quinta-feira
A Câmara Municipal de Taboão da Serra viveu, nesse dia 13 de dezembro, uma noite