A Receita Federal liberou na sexta-feira (16) o primeiro lote de pagamento da restituição do Imposto de Renda 2017. No total, 1.636.218 contribuintes serão ressarcidos, sendo que R$ 3 bilhões já foram creditados em conta. O lote contempla também restituições residuais dos exercícios de 2008 a 2016.
Neste primeiro lote de restituição do Imposto de Renda 2017 são contemplados os contribuintes considerados pela Receita como prioridade, sendo 1,527 milhão de idosos e 108.513 pessoas com alguma deficiência física, mental ou moléstia grave.
Consulta
O contribuinte pode consultar se será ressarcido neste primeiro lote. Basta acessar a página da Receita na internet, ou ligar para o Receitafone, no número 146. No site da RF, no serviço e-CAC, existe a possibilidade de ter acesso ao extrato da declaração e verificar se existem dados errados e que precisam ser corrigidos para não cair na malha fina.
Caso encontre algo inconsistente na declaração do imposto, o contribuinte pode fazer a autorregularização, mediante entrega de declaração retificadora. Para facilitar a consulta pode ser feita em tablets e smartphones, tornando mais simples a consulta. Basta acessar o aplicativo e com o número do CPF verificar a situação da declaração .
A Receita Federal informou que a restituição do imposto de renda fica disponível ao contribuinte durante 12 meses para resgate, caso o mesmo não tenha informado uma conta corrente para que o valor fosse creditado.
Se o contribuinte não fizer o resgate nesse prazo, deverá fazer requerimento, pela internet, utilizando o Formulário Eletrônico – Pedido de Pagamento de Restituição, ou diretamente no e-CAC, no serviço Extrato do Processamento da DIRPF.
Caso tenha sido informado um conta bancária para o pagamento da restituição do imposto de renda e o valor não tenha
sido creditado, o contribuinte pode se dirigir a uma das agências do Banco do Brasil ou ligar para a Central de Atendimento, nos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (exclusivo para pessoas com deficiência auditiva), para agendar o crédito em conta corrente ou poupança, em seu nome, em qualquer banco.
*Por IG e Brasil Econômico – com informações da Agência Brasil
Leave a Comment