Programa Cidadania inicia terceiro ano de atividades em Itapecerica da Serra com apoio da Votorantim Cimentos
Realizado pelo Instituto Votorantim, o projeto tem o objetivo fortalecer a agenda municipal com foco no desenvolvimento e garantia de direitos dos jovens
11 de maio de 2023
(Foto: )

O Programa Cidadania inicia o último ano de atividades no município de Itapecerica da Serra, em São Paulo. Com um ciclo previsto de três anos, em 2023 a atuação do projeto tem o objetivo de fortalecer e dar autonomia à Rede Cidadania, que conta com 18 organizações regionais que atuam no direito dos jovens, ONGs e o poder público local, garantindo o espaço de participação cidadã para a juventude e a maturidade das ações implementadas nos últimos dois anos para resolução dos desafios locais.

Realizado pelo Instituto Votorantim com apoio e incentivo da Votorantim Cimentos, o Programa Cidadania implementou diversas ações de mobilização para desenvolver a cidadania no nível local e construir espaços de participação para jovens entre 16 e 29 anos em Itapecerica da Serra.

Em 2021, ainda durante pandemia de COVID-19, o primeiro ano do programa atuou em parceria com quatro escolas estaduais do município na estruturação de grêmios estudantis e trabalhou a educomunicação, que é o uso de mídias no processo educacional, por meio de uma rádio do grêmio estudantil, que tratou de temas como combate à fakenews e racismo. Em 2022 o projeto seguiu com formação dos jovens participantes e fortalecimento da Rede Cidadania.

“A Votorantim Cimentos tem o compromisso de construir um legado positivo nas localidades em que está presente, por isso investe em projetos como o Programa Cidadania, que tem impactos na formação dos jovens e no desenvolvimento comunitário. É um orgulho ver os resultados já atingidos e nossa expectativa é que o projeto continue rendendo frutos ao longo dos próximos anos”, afirma o gerente industrial de Agregados da Votorantim Cimentos, Juliano Kuster.

Ao longo dos últimos dois anos foram realizadas 100 horas de atividades de formação com a participação de cerca de 100 jovens e que também impactaram mais de 8 mil pessoas como beneficiários indiretos. Em 2022, uma campanha de incentivo para participação eleitoral dos jovens de 16 e 17 anos resultou na emissão do título eleitoral para 56 jovens. Os empregados da unidade de Itapecerica da Serra também participam do Programa Cidadania como transformadores sociais e representantes da empresa em reuniões e eventos.

Veja também  Abertas as inscrições para o Concurso da CODESG

Sobre a Votorantim Cimentos

A Votorantim Cimentos é uma empresa de materiais de construção e soluções sustentáveis com mais de 13 mil empregados. O portfólio de materiais de construção vai além de cimentos e inclui concretos, argamassas e agregados. A companhia também atua nas áreas de insumos agrícolas, gestão de resíduos e coprocessamento. As unidades da Votorantim Cimentos estão estrategicamente próximas aos mais importantes mercados consumidores em crescimento e presente em dez países, além do Brasil: Argentina, Bolívia, Canadá, Espanha, Estados Unidos, Luxemburgo, Marrocos, Tunísia, Turquia e Uruguai. Mais informações em www.votorantimcimentos.com.br

Crédito: Assessoria de Imprensa
A Unidade do Ensino Médio e Técnico (Cetec) do Centro Paula Souza (CPS) prorrogou o
O Prêmio Professor Transformador, que reconhece bons projetos didáticos a partir da utilização do jornal