Pesquisa aponta aprovação de 90% as medidas do prefeito Ney Santos no enfrentamento da Covid-19
A pesquisa foi elaborada e executada pela Empresa Jornalística Retrato da Cidade Ltda na cidade de Embu das Artes, sob a supervisão de Wagner Silva
22 de abril de 2020
(Foto: )

Uma pesquisa realizada pelo Jornal Retrato aponta aprovação da população, as medidas tomadas pelo prefeito Ney Santos no enfrentamento ao novo coronavírus em meio a pandemia mundial, que todos estão vivendo nos últimos meses. Mais de 90% dos entrevistados opinaram que foi certa a decisão de construir o Centro Médico Embuense de Combate ao Coronavírus em apenas cinco dias. E diante das ações de um modo geral, o prefeito teve a aprovação de 76,70% dos entrevistados que avaliaram a atuação como ótima / boa.

Vale destacar que a coleta dos dados aconteceu nos dias 28, 29 e 30 de março de 2020 e foram realizadas 412 pesquisas por telefone em diversos bairros da cidade de Embu das Artes. A metodologia adotada foi por amostragem e fundamentada na perspectiva de coletar as informações onde o eleitor/ morador se identifica em seu território. Foi aplicado 0,223% de amostra sobre os 188 mil moradores (estimativa) da cidade, o que dá uma grande possibilidade de identificar as opiniões e anseios do universo pesquisado. A margem de erro é de 2% para cima e para baixo.

A pesquisa indica que das 412 pessoas entrevistas 65% são mulheres e 35% homens sendo 34% com idade dos 35 aos 44 anos seguido de 18% com idade de 45 aos 54 anos, 16% sendo dos 25 aos 34 anos e 16% dos entrevistados tinha idade dos 16 aos 24 anos. Sendo que 45% dos entrevistados possui o 2º Grau Completo como grau de instrução.

Quando questionados sobre se o prefeito Ney Santos agiu corretamente em criar o Centro Médico Embuense de Combate ao Coronavírus em apenas cinco dias, 91,99% dos entrevistados responderam que sim contra 6,07 que responderam não e 1,94% não souberam responder. Diante das respostas é possível concluir que a principal ação de enfrentamento a Covid-19 foi aceita positivamente pela população.

Veja também  PM à paisana salva homem que caiu no Rio Embu Mirim

Outra ação foi o fechamento de todos os comércios com serviços não essenciais, que teve aprovação de 66,99% dos entrevistados que avaliaram como correta e no tempo certo, já 25% das pessoas concordaram com a medida mas avaliam que deveria ter sido mais branda e apenas 6,55% das pessoas rejeitaram a ação acreditando que tudo deveria voltar ao normal e 1,46% não souberam responder. Uma das principais ações que ajuda no distanciamento social teve a aprovação popular.

Ainda no tema dos comércios, os entrevistados foram questionados e 79,13% responderam que Ney Santos deve manter o fechamento dos comércios ficando abertos apenas os essenciais, já 15,29% dos entrevistados responderam que o prefeito deve voltar atrás e manter todos os comércios funcionando sem interferência, ainda 5,58% não sabe ou não responderam.

O distanciamento social foi uma medida recomendada pela Organização Mundial da Saúde visando diminuir a circulação do vírus e assim evitar principalmente um colapso no sistema de saúde. O presidente Jair Bolsonaro foi totalmente contra o isolamento horizontal declarando em rede nacional que o isolamento deveria ser vertical, ou seja, manter afastado apenas o grupo de risco e os contaminados. Questionados, 72,09% dos entrevistados acham errada a postura do presidente e 21,36% concordam com o posicionamento do presidente da república, ainda 6,55% não souberam responder. Diante das respostas é possível concluir que a decisão municipal tem a aprovação popular. Assim em outra pergunta 58,74% dos entrevistados responderam que se deve manter o isolamento horizontal sendo apenas 33,98% que defendem o isolamento vertical diante da pandemia mundial do coronavírus.

***A pesquisa foi elaborada e executada pela Empresa Jornalística Retrato da Cidade Ltda na cidade de Embu das Artes, sob a supervisão de Wagner Silva Corrêa Jornalista, elaborador e coordenador responsável pela pesquisa.

Crédito: Redação
A eleição municipal de 2024 promete ser agitada, tratando de uma sucessão e também com
A Polícia Militar encontrou na madrugada de quinta-feira (23) uma criança de dois anos sozinha,
Os vereadores aprovaram durante a 36ª Sessão Ordinária na quarta-feira, dia 1 de novembro, o