A Secretaria de Desenvolvimento Social da Prefeitura de Cotia realiza este mês uma verdadeira força-tarefa junto às famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família, do Governo Federal, convocando-as a cumprirem as exigências previstas no programa e que garantem a continuidade do recebimento do benefício.
Estas condicionalidades são ligadas à educação, em que os pais são obrigados a manter seus filhos na escola e outra à saúde, em que as mães, e crianças de 0 a 7 anos de idade, e mulheres de 14 a 44 anos, são obrigadas a comparecer duas vezes por ano em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) para realizar a pesagem e medição. É uma oportunidade também para que a Saúde afira se a caderneta de vacinação está em dia e se a gestante tem feito o pré-natal.
A secretaria fez um levantamento das famílias que não estão em dia com as condicionalidades e começou a enviar mensagens, via mala direta, alertando os beneficiários e pedindo que regularizem a situação até o final de maio.
Para garantir a pesagem e medição das crianças, a secretaria fez um levantamento em quais escolas estão matriculadas e, em parceria com a Secretaria de Saúde, a partir do dia 15 de maio, vai percorrer estas unidades escolares para fazer a conferência do peso e altura das crianças cujas famílias são beneficiárias do programa.
De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Soial, em muitos casos as mães dizem que não levam os filhos à UBS porque eles vão para a escola, daí a necessidade de se fazer este trabalho na escola.
Os alunos levarão um bilhete da Secretaria de Desenvolvimento Social informando que a pesagem e medição já foi feita pela equipe da Saúde e que a mãe está convocada a comparecer a uma UBS para regularizar a sua situação.
No caso das famílias que têm outras crianças que estudam em escolas que não são da rede municipal, elas também devem realizar a pesagem no Posto de Saúde.
Leave a Comment