Congada de São Benedito tem programação especial com palestra e oficina
Durante a palestra, os presentes poderão conhecer um pouco mais sobre a história da Congada
16 de julho de 2019
(Foto: Vagner Santos )

Patrimônio Cultural Imaterial de Cotia, a Congada de São Benedito tem programação especial nessa quinta-feira (18/07) com palestras e oficinas, das 10h às 15h. A programação é gratuita e é a primeira vez que a Congada de São Benedito promove este tipo de evento em sua sede para a comunidade do próprio município.

Durante a palestra, os presentes poderão conhecer um pouco mais sobre a história da Congada, desde a sua fundação até os dias atuais, além disso, será explicado como vai funcionar a oficina de Congada. “O evento é aberto ao público, não precisa se inscrever, é só chegar e participar. Embora a gente faça muitas palestras como convidados em outros municípios, está será a primeira vez que nós estamos promovendo este evento para a comunidade de Cotia”, disse Rógi Castro, da Congada de São Benedito.

Os organizadores do evento afirmaram que o objetivo é disseminar informações sobre a Congada, a cultura e a tradição que passa de geração para geração. Na oficina os participantes vão aprender um pouco sobre percussão, movimentos com bastões, tradição, canto com acorde.

Sobre a Congada de São Benedito

Oficializada em junho de 1951, a Congada de São Benedito, foi trazida para Cotia pelas mãos e talento de Benedito Pereira de Castro. Seu Dito nasceu em São Luiz do Paraitinga, no Vale do Paraíba, em São Paulo, e foi lá que sua mãe deu origem à Congada da região em celebração à assinatura da Lei Áurea, em 1888, pela Princesa Isabel, que garantiu a liberdade dos escravos. Mudou-se para Cotia ainda na adolescência e teve a ajuda do pai e dos irmãos para fundar a Congada no município. Desde então, a semana de 13 de maio tem sido comemorada pela família Castro.

Veja também  Embu das Artes terá palestra gratuita sobre conservação de animais silvestres

Serviço

Congada de São Benedito – Palestra e oficina

Dia 18 de julho – das 10h às 15h

Rua Padre José Ferreira Seixas, 146 – Vila São Joaquim

Crédito: Prefeitura de Cotia
As inscrições para a palestra " Educação Financeira e Inteligência Emocional” estão abertas. O evento
A Palestra “O Mundo Invisível das Plantas e Aromas”, a ser realizada no próximo sábado
No próximo dia 16 de Fevereiro, a partir das 9 horas da manhã a Câmara