‘Operação Boas Festas’ aumenta o patrulhamento nas áreas comerciais de Cotia
Patrulhamento será realizado pela Guarda Civil Municipal até janeiro de 2018. O objetivo é inibir e combater o crime no período de compras de final de ano
5 de dezembro de 2017
(Foto: Divulgação)

Guardas Civis Municipais (GCM’s) de Cotia já estão na Operação Boas Festas, iniciada na sexta-feira (1/12) e que deve terminar apenas em janeiro de 2018. Segundo o Secretário de Segurança Pública, o vice-prefeito Almir Rodrigues, a operação neste ano contará com o dobro de contingente do que no ano passado e o objetivo é coibir crimes como roubos, furtos, estelionato, saidinha de banco, entre outros, especialmente por conta do aumento na movimentação de pessoas que vão às compras de final de ano.

Mais de 60 integrantes da corporação estão em patrulha ostensiva preventiva durante o dia e à noite e a Operação contará com rondas por viaturas – como acontece normalmente – e reforço com patrulhamento a pé. “O patrulhamento a pé será feito por GCM’s em duplas ou trios. Percorrerão pontos estratégicos em três setores, que estarão divididos em subsetores para inibir e combater a criminalidade”, disse Almir Rodrigues. A operação está em curso na região de Cotia, Granja Viana e Caucaia do Alto.

As rondas da GCM com viaturas seguem normalmente, priorizando as áreas mais críticas apontadas pelo mapeamento feito pela corporação. “O patrulhamento nos bairros, feitos com viatura, não para. A estratégia de ação, pautada pelos dados da mancha criminal, segue em pleno funcionamento”, explicou José Roberto Araújo, comandante da GCM.

Durante a Operação Boas Festas, os GCM’s estarão com rádios comunicadores HT e terão comunicação entre si, por setor, e com a Central de Comunicação (Cecom) da GCM.

Veja também  WhatsApp detecta vulnerabilidade que permite acesso de hackers a celulares
Crédito: Prefeitura de Cotia
Terá início nesta quinta-feira, dia 18 de abril, a operação especial de Páscoa, para rodovia
A concessionária Arteris Régis Bittencourt, coloca em prática nesta sexta-feira, dia 1º de março, a
Na próxima sexta-feira (01/03), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) inicia em todo o Brasil a