O mutirão on-line para renegociação de dívidas com instituições financeiras vai até esta sexta-feira (31). Os interessados em solucionar os débitos devem acessar o site consumidor.gov.br. A ação faz parte da 6ª Semana Nacional de Educação Financeira, que é promovida pela Secretaria Nacional do Consumidor, em parceria com empresas do setor.
Funciona da seguinte forma: depois que a pessoa ingressa com o pedido pela plataforma, o banco ou instituição financeira tem até 10 dias para apresentar uma resposta. Já o devedor tem até 20 dias para avaliar se o atendimento prestado foi satisfatório ou não. Durante esse prazo, é possível interagir com a empresa para tirar dúvidas, complementar sua reclamação ou para anexar documentos, se for preciso.
Para participar, o consumidor deve acessar a plataforma consumidor.gov.br, se cadastrar, escolher a instituição financeira participante e formalizar sua solicitação de renegociação de débitos. Quando for preencher sua solicitação, é importante selecionar no campo “Problema” a opção “Renegociação/parcelamento de dívida”. Já no campo “Descrição da Reclamação”, ao relatar o problema, é preciso informar que deseja participar da ação de renegociação de dívidas.
Vale destacar que a plataforma atua como uma alternativa para a solução do problema diretamente com as empresas cadastradas. Isso, no entanto, não substitui o serviço prestado pelos órgãos de Defesa do Consumidor, que permanecem à disposição para orientar e auxiliar o consumidor em seus pedidos de renegociação de dívidas.