Simpósio brasileiro sobre tratamento natural de água e esgoto começa amanhã
Com palestras, cursos, debates e visita técnica a instalações, o evento chega a sua terceira edição e ocorre entre os dias 23 e 26 de maio em Campo Grande, MS
22 de maio de 2017
3º Simpósio Brasileiro sobre Wetlands Construídos (Foto: Divulgação)

O Simpósio Brasileiro sobre Wetlands Construídos chega a sua terceira edição e acontece na Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), sediada em Campo Grande, MS, nos dias 23, 24, 25 e 26 de maio, com uma programação ampla e participação de integrantes de Universidade da Dinamarca e Durban (África do Sul).

Organizado pelo grupo Wetlands Brasil, o evento tem como principal objetivo a troca de experiência entre os grupos de pesquisas das universidades brasileiras, institutos, profissionais liberais, ONG’s e empresas ligadas ao ramo da Engenharia Sanitária e Ambiental que atuam com o sistema de wetlands para minimizar os impactos ambientais, derivados da poluição hídrica.

O Simpósio conta com o apoio da empresa Infraverde, sediada em Embu das Artes, SP, que divulgará imagens e vídeos registrados pelo diretor e ambientalista Rodolfo Almeida.

Wetlands, como ficou conhecido o sistema de tratamento de águas e efluentes que utiliza recursos naturais, como plantas, possui comprovada eficácia e tem inúmeras vantagens em relação ao método tradicional de tratamento de água e esgoto praticado pelas empresas de saneamento básico. Entre eles, custos reduzidos, facilidade de operação e manutenção e auxílio na recuperação da qualidade das águas, uma vez que não polui.

Neste ano, uma novidade do Simpósio em relação aos eventos anteriores é a possibilidade de participação em minicursos, a serem realizados no dia 23, ministrados por especialistas em temas ligados ao wetland. Na grade de programação estão: Microbiologia; Plantas Utilizadas; Redação Científica; e Dinâmica Computacional de Fluidos. Os cursos têm duração de seis horas.

Artigos científicos enviados à comissão do evento poderão constar nos Anais do 3º Simpósio de Wetlands Construídos e, após avaliação, haverá também uma seleção para serem publicados em duas revistas especializadas: Revista Tecno-Lógica e Revista Eletrônica de Gestão e Tecnologias Ambientais.

Veja também  EMTU reprograma partida em linhas de Taboão da Serra

Na programação do Simpósio, serão abordados aspectos relevantes a serem observados em um projeto wetland. Entre eles: desempenho; instalação horizontal e vertical; experiências de operação e manutenção; desempenho de filtro; análise técnica e financeira; nitrogênio; perda de água por evotranspiração, etc.

As visitas técnicas serão nas instalações de Unidade experimental de saneamento focado em recursos (sistemas naturais + Separação de efluentes domésticos); e Pós-tratamento de UASB (ETE Los Angeles – esgoto + lixiviado de aterro).

SERVIÇO

3º Simpósio Brasileiro sobre Wetlands Construídos

23, 24, 25 e 26 de maio, na Universidade Católica Dom Bosco

Av. Tamandaré, 6000, Campo Grande, Mato Grosso do Sul

Inscrições e mais informações: http://3cwbrasil.ucdb.br

SOBRE O GRUPO WETLANDS BRASIL

O grupo surgiu em 2011, realizou o Primeiro Simpósio em 2013, na Universidade Federal de Santa Catarina, e o Segundo Simpósio em 2015, na Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

SOBRE A EMPRESA INFRAVERDE

Portal de referência em infraestrutura verde; serviços ambientais para projetos paisagísticos; paisagismo funcional e beleza ao ambiente construído.

Crédito: SEAE
Em comemoração ao Dia e Semana Mundial do Meio Ambiente, a Sociedade Ecológica Amigos de
O Instituto AUÁ de Empreendedorismo Socioambiental é presença confirmada para o segundo dia do 1º
Em homenagem ao dia nacional do meio ambiente, comemorado em 05 de junho, a cidade