Uma operação de fiscalização a bancos aconteceu essa semana em Embu das Artes. O Procon não fiscalizava com regularidade estas instituições havia mais de 10 anos. Desde o fim do ano passado as equipes estão de volta às ruas de forma regular.
Foram encontradas irregularidades em 10 das 12 agências bancárias estabelecidas no município, dentre elas o tempo excessivo de espera em fila convencional e preferencial; tempo de espera superior em fila preferencial em comparação com a convencional; ausência de monitores uniformizados para auxiliar no autoatendimento; inexistência do exemplar do Código de Defesa do Consumidor; falta de informação dos telefones do Procon, SAC e/ou Ouvidoria.
O tempo máximo de espera em filas de caixa deve ser de 20 minutos em dias normais e 30 em dias de pico (último dia útil do mês e dos dias 1 ao 10), de acordo com o Normativo SARB 004/2009 (que indica os procedimentos a serem adotados no relacionamento com o consumidor) da Federação Brasileira de Bancos (Febraban).
As denúncias de consumidores são recebidas pessoalmente nas unidades do Procon, e incentivam a indicação de irregularidades nos estabelecimentos comerciais do município.
Centro – Prédio da Prefeitura
Rua Andronico dos Prazeres Gonçalves, 114
Telefone: 4785-3568 / 4785-3569 / 4785-3648
E-mail: procon@embudasartes.sp.gov.br
Atendimento de 2ª a 6ª, das 08:30 às 16 horas
Jardim Santo Eduardo
Estrada de Itapecerica a Campo Limpo, 2673
Telefones: 4244-6465 / 4244-6676
E-mail: procon2@embudasartes.sp.gov.br
Atendimento de 2ª a 6ª, das 08:30 às 16 horas