Retratações, enchentes e SAMU disputam espaço com homenagens na Câmara de Embu das Artes
Marielle Franco, Policiais Militares, Professora agredida e Youtuber são
lembrados em moções.
21 de março de 2018
(Foto: Redação)

A 7ª Sessão Ordinária, realizada nesta Quarta (21) na Câmara Municipal de Embu das Artes ficou marcada pelo número de homenagens proferidas durante todo ato, começando com 1 minuto de silêncio em respeito ao Sr. Bene (in memorian funcionário do atual Prefeito) e Marielle Franco (Vereadora assassinada no RJ).

Após este momento o Vereador Ricardo Almeida (PRB) leu trecho da bíblico. Na sequência, o Vereador Edvânio Mendes (PT) realizou a leitura da última ata, discutida na 6ª sessão, sendo aprovada por todos parlamentares.

O pequeno expediente

O primeiro inscrito a falar foi Ricardo Almeida (PRB) que utilizou seus minutos para retratação sobre sua fala na sessão do dia 14 de Março. Na ocasião Almeida havia feito um discurso conciso sobre a Secretaria de Serviços Urbanos, dizendo estar insatisfeito.

Desta vez, o Vereador pediu desculpas pela forma como se portou aos servidores mas deixou claro: “Não estou pedindo perdão por represália da imprensa ou do governo, e sim por minha consciência.”

Em seguida o Vereador Sandoval Soares Pinheiro (Doda), usou a tribuna onde falou sobre sua recente visita aos empreendimentos da “Cooperativa Vida Nova”.

Luiz, ainda pontuou que recebeu a informação que a direção do SAMU estaria “chateada” por sua visita inesperada. Em resposta o Vereador diz estar cumprindo seu papel.

A parte ficou por conta do Vereador André Maestri (PTB) que relatou um ocorrido envolvendo o serviço do 192 na última Terça (20). Segundo o parlamentar, pessoas próximas solicitaram uma ambulância via telefone de emergência após uma moça entrar em estado convulsivo, porém a resposta foi que levassem de carro que não teriam problema por tratar-se de quadro clinico, André, enquanto Vereador precisou intervir para que a ambulância fosse deslocada até o local.

Veja também  Talentos de Taboão da Serra participam do Projeto Passarela

Chegando sua vez, Maestri, relatou os casos de enchentes na cidade e citou a importância emergencial de recolocar seu Projeto de Lei que foi engavetado pelos Vereadores de base do governo em discussão novamente.

“Não adianta somente desassorear, se não houver planejamento a curto, médio e longo prazo. Se existia algum problema com meu Projeto de Lei, vamos rever, refazer”, disse André Maestri.

No Projeto de Maestri, estava previsto o “Plano de Prevenção e Combate às Enchentes”. Os Vereadores Hugo Prado concordou e afirmou ser altamente propositivo o Projeto de André.

O Caso Marielle

Praticamente todos parlamentares citaram o caso da Vereadora assassinada no Rio de Janeiro, Marielle Franco (PSOL), aos 38 anos na última semana. Porém, em Embu das Artes, um caso chamou atenção:

O Vereador João Girardi (PR), conhecido como Joãozinho da Farmácia, compartilhou em seu Facebook postagens com teor ofensivo a Vereadora Marielle. Internautas responderam ao parlamentar com prints (fotos virtuais da tela) e comentários contrários. Recentemente em sua conta pessoal na rede de Zuckerberg (fundador do Facebook), Joãozinho pediu desculpas e disse que estas postagens foram feitas por sua assessoria. Na sessão desta Quarta, 21, ele repetiu a dose de pedido de desculpas e afirmou que a gestora de suas redes sociais não tinha experiência com tal mídia.

Outro lado da moeda

Edvânio Mendes (PT), André Maestri (PTB) e Rosangela Santos (PT) apresentaram duas moções sobre o caso da Vereador. Uma de pesar por sua morte e outra de repúdio pela maneira como foi tirada sua vida. Rosangela, chegou recitar
poema finalizando com a frase que tem viralizado nas redes: “Marielle Presente”.

Das outras providências

Policiais Militares, sob o comando do Tenente Craveiro da 3ª Companhia de Embu das Artes, 36º Batalhão da PM, receberam a comenda “Padre Belchior de Pontes” dos 17 vereadores por ato de bravura ao prenderem estuprador que violentou jovem de 22 anos com deficiência.

Crédito: Redação
Em recente pesquisa feito pela Editora Retrato, com a proximidade das eleições 2024, o cenário
A proposta orçamentária elaborada pelo Governo de São Paulo para 2024 foi aprovada nesta quinta-feira
A Câmara Municipal de Taboão da Serra viveu, nesse dia 13 de dezembro, uma noite