O Ministério da Saúde prorrogou a campanha de vacinação contra a gripe até o dia 15 de junho devido a paralisação dos caminhoneiros ocorrida no fim do mês passado.
Em comunicado divulgado nas redes sociais, o ministério declarou: “A recomendação do Ministério da Saúde, enviada aos gestores locais nesta terça-feira (29), foi adotada em decorrência dos possíveis impactos da paralisação dos caminhoneiros no transporte público e nos atendimentos em serviços de saúde”.
Todas as Unidades Básica de Saúde (UBS) de Embu das Artes, Taboão da Serra, Itapecerica da Serra, Embu-Guaçu, Juquitiba, São Lourenço da Serra, Cotia e Vargem Grande Paulista estarão abertas até a data final.
Devem tomar a dose: idosos a partir de 60 anos, crianças de 6 meses a 4 anos, trabalhadores da saúde, povos indígenas, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), pessoas privadas de liberdade, funcionários do sistema prisional, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, além de professores das redes pública e privada.
Vacina
A vacina é a maneira mais eficaz de proteção contra o vírus. Segundo recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS), a dose de 2018 irá prevenir a população alvo contra o Influenza dos tipos A (H1N1), A (H3N2) e B.
A produção do composto está sendo feita pelo Instituto Butantan, unidade vinculada à Secretaria de Saúde. Só neste ano, já disponibilizou 60 milhões de doses ao Ministério da Saúde para a realização da campanha em todo o Brasil.
Leave a Comment