X

Vacinação contra febre amarela continua em Cotia

A Prefeitura de Cotia, por meio da Secretaria de Saúde, realizou por precaução, o bloqueio de intensificação vacinal da febre amarela. Mas é importante lembrar que o município continuará disponibilizando doses da vacina contra a febre amarela em todas Unidades Básicas de Saúde (UBS’) em dias e horários pré-definidos (veja relação abaixo).

Além de disponibilizar a vacina nas UBS’s, a Secretaria realiza o chamado bloqueio em regiões onde há registro de macacos mortos. “É importante as pessoas entenderem que não é matando os macacos que se resolve o problema da febre amarela. O macaco acaba sendo uma sentinela da possível presença do vírus em determinada região”, disse Páscoa Bichiato, coordenadora da Vigilância Ambiental, da Secretaria de Saúde. Até o momento, Cotia não teve nenhuma morte de primatas não humanos por febre amarela.

Mulheres que estiverem amamentando bebês com mais de seis meses, podem receber a imunização, no entanto, a amamentação terá que ser suspensa por no mínimo dez dias. A vacina é contraindicada para menores de noves meses de idade, portadores de HIV ou câncer, pacientes em terapêutica imunodepressora: quimioterapia, radioterapia, corticóide em doses elevadas por mais de 2 semanas; doenças autoimunes como lupos, anemia, falciforme, renal crônico, hepatopatas, entre outras), em uso de medicações antimetabólicas como azatioprina e ciclofosfamida), medicamentos modificadores do curso da doença, os biológicos: Infliximabe, Etanercepte, Golimumabe, Certolizumabe, Abatacept, Belimumabe, Ustequinumabe, Canaquinumabe, Tocilizumabe, Rituximabe), pacientes com história pregressa de doença do timo (miastenia gravis, timoma) e gestantes.

Combate ao Aedes

Para evitar a contaminação por febre amarela urbana, Páscoa Bichiato, afirma que a população deve seguir com os mesmos cuidados adotados em relação ao combate à dengue, zika e chikungunya. “O Aedes aegypti é o transmissor da febre amarela urbana e é ele que a população deve combater. Os cuidados são aqueles que conhecemos: não acumular água, fecha a caixa d’água, limpar calhas, não deixar recipientes sem tampa em local aberto”, explicou.

Quem encontrar macacos mortos em Cotia pode entrar em contato com o Departamento de Zoonoses pelo telefone 4716-6493, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Leave a Comment