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Secretaria de Saúde de Cotia reorganiza UBS’s e amplia atendimento médico em 30%

Os indicadores da Secretaria de Saúde de Cotia mostram que, entre o 1º e o 2º quadrimestre deste ano, houve aumento em diversos tipos de atendimentos na rede municipal. A produtividade médica na atenção ambulatorial básica está entre os indicadores que registraram o maior aumento: 30,6%, entre os períodos analisados, ou seja, no 1º quadrimestre, foram realizadas 40.703 consultas, enquanto que no 2º quadrimestre o número saltou para 53.177, nas 25 Unidades Básicas de Saúde (UBS’s).

De acordo com o secretário Magno Sauter, os números refletem ações de otimização, gerência e planejamento dos serviços. “Por determinação do prefeito Rogério Franco temos implantado uma gestão agressiva no sentido de planejar e otimizar a saúde, de forma que conseguimos fazer mais com os recursos que temos”, disse o secretário. O secretário destacou que, recentemente, organizou e implantou um setor para entrar em contato com os pacientes para lembra-los das consultas e exames agendados. Em breve, a prefeitura também colocará em funcionamento o serviço de envio de SMS para que o paciente seja lembrado de sua consulta.

Este ano também, a prefeitura deu início à realização de mutirões de atendimento médico com clínico geral, pediatra e ginecologista, além de alguns mutirões de exames. A atenção ambulatorial de odontologia registrou um aumento de 36,8% no número de atendimentos. No 1º quadrimestre deste ano foram 27.820, enquanto que no quadrimestre seguinte a rede municipal chegou a 38.067 atendimentos. “É resultado de organização da agenda de atendimentos e dos esforço e parceria de todos os servidores engajados em fazer uma saúde melhor em Cotia”, avaliou Sauter.

A produtividade médica na atenção psicossocial saltou 23,2%, de 787 atendimentos para 970, entre os períodos comparados; salto de 10,6% nas ocorrências atendidas pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), de 649 para 718. Nos prontos atendimentos os indicadores também ficaram em alta de 8,2%, foram registrados 130.796 atendimentos no 2º quadrimestre, ante 120.829 no quadrimestre anterior. Na assistência farmacêutica o salto foi de 150.611 para 155.741 (3,4%); e, o serviço de transporte de passageiros saltou de 10.674 pacientes transportados no 1º quadrimestre para 11.462, aumento de 13,5%.

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