São Paulo terá rodízio 24h e restrição por placa par e ímpar a partir de 2ª
A partir de segunda-feira (11), a restrição de circulação de veículos valerá para toda a cidade e vai durar o dia inteiro
7 de maio de 2020
(Foto: )

A Prefeitura de São Paulo anunciou hoje a volta do rodízio de veículos e de forma mais dura para aumentar a taxa de isolamento na capital paulista em meio ao combate do novo coronavírus.

A partir de segunda-feira (11), a restrição de circulação de veículos valerá para toda a cidade e vai durar o dia inteiro. Outra mudança é que, em vez da proibição ser uma vez por semana, agora os veículos poderão circular dia sim, dia não, conforme o número final da placa.

“Essa é uma medida necessária para que a gente evite ter que decretar lockdown na cidade de São Paulo”, disse o prefeito Bruno Covas (PSDB) ao fazer o anúncio.

Quando é o rodízio?

Os carros com placa final ímpar (1, 3, 5, 7 e 9) só poderão circular nos dias ímpares. Eles poderão circular normalmente no dia 11 de maio, mas não no dia 12, por exemplo. Os carros com placa final par (0, 2, 4, 6 ou 8) só poderão circular nos dias pares. Eles não poderão circular no dia 11 de maio, mas, sim, no dia 12.

Qual será a duração do rodízio?

O rodízio valerá para as 24 horas de cada dia. Antes, ele acontecia em dois períodos, das 7h às 10h e das 17h às 20h.

Onde haverá restrição de circulação?

Em toda a cidade de São Paulo. Antes, o rodízio valia apenas para o centro expandido da capital paulista. Quando é dia de rodízio?

Todos os dias, incluindo sábados e domingos. Antes, a restrição era de segunda a sexta, com revezamento dos veículos ao longo da semana. Até quando o novo rodízio vai durar? Não há prazo. Segundo a prefeitura, ele valerá enquanto durar a pandemia do novo coronavírus.

O que acontece nos meses com 31 dias?

A princípio, os carros de placa final par não poderão circular por dois dias seguidos na virada de meses com 31 dias. Por exemplo, em 31 de maio e 1º de junho. Nesses dois dias, apenas os veículos ímpares terão permissão para trafegar pela cidade.

Qual o valor da multa?

O descumprimento do rodízio rende multa de R$ 130,16 ao infrator, além da perda de quatro pontos na sua CNH (Carteira Nacional de Habilitação).

Motoristas de aplicativo e taxistas

Com a determinação da prefeitura, motoristas de serviço de transporte via aplicativo, como Uber, 99 e Cabify, deverão trabalhar em dias alternados, respeitando o número final de sua placa. O serviço de táxi, por sua vez, não é atingido pelo rodízio. Assim, os taxistas poderão circular normalmente.

Crédito: Uol
A partir desta quinta-feira (22) começa a funcionar na cidade de São Paulo o aplicativo
O motorista do carro que capotou na Avenida Guarapiranga, na Zona Sul de São Paulo
Já nas primeiras horas dessa quarta, os passageiros notaram que o transporte municipal estava em