Em evento realizado no Japão, a “Niigata International Food Award Foundation” premiou os vencedores do 7º Prêmio Niigata, que visam garantir a segurança alimentar. Na categoria Grande Prêmio, o ex-Diretor Geral da ONU FAO e atual Diretor-Geral do Instituto Fome Zero, Dr. José Graziano da Silva foi o vencedor. Seu trabalho pela erradicação da fome no Brasil, por meio do programa Fome Zero, e como Diretor Geral da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) contribuíram para o sucesso de uma jornada pela garantia de direitos humanos.
“O verdadeiro desafio, de fato, é fazer com que todas as pessoas tenham acesso a alimentos saudáveis e seguros todos os dias”, declarou, Graziano. O líder afirmou que irá doar o prêmio ao Instituto Fome Zero, a fim de continuar contribuindo com a implementação de melhorias nos sistemas alimentares do País. Para ele, o programa não significa apenas oferecer comida para todos, mas também melhorar a qualidade do que é oferecido. O Instituto apoia políticas de combate à fome e a todas as formas de má nutrição, tornando estes assuntos prioridade no Brasil e na comunidade internacional.
O Embaixador do Brasil no Japão, Octavio Henrique D.G. Cortes, felicitou José Graziano pela premiação. “O Brasil também conseguiu desenvolver políticas bem-sucedidas de combate à fome e à desnutrição no país. As transferências de dinheiro condicional e o apoio à agricultura familiar ajudaram a assegurar que mesmo os mais pobres do país pudessem ter acesso a alimentos adequados”, declarou ele.
Inspirado na história de Niigata, uma região próxima da costa do Mar do Japão, conhecida por pela próspera e abundante agricultura, a “Niigata International Food Award Foundation” é a organizadora oficial do evento. A celebração está disponível no canal do YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=KtsG4bdxeQs) e foi transmitida às 2h00 AM – no horário de Brasília.
Saiba mais do Instituto Fome Zero:
Leave a Comment