O Governo de São Paulo iniciou esta semana as obras da 1ª fase do Novas Estradas Vicinais, programa que está levando melhorias a 745 quilômetros de 66 vias incluídas na primeira etapa do cronograma. O investimento nesta fase é de R$ 521 milhões e está gerando quase 10 mil vagas de empregos.
Na Grande São Paulo (DR 10), são seis obras iniciadas, totalizando R$ 33 milhões de investimentos em 33,2 km de estradas:
– Estrada Ayrton Senna da Silva, ligação da Avenida Papa João XXIII ao Bairro Jardim Silvia Maria, localizada no município de Mauá – 4,8 km.
-Estrada Adolfo João Traldi, em Cabreúva – 2,2 km.
-Estrada Pref. João Zacchi, em Cabreúva – 7,1 km.
– Estrada Velha de Itú, em Jandira – 1,7 km.
– Estrada Ubaldo Lolli I e II, em Pirapora e Araçariguama – 11,6 km.
-Estrada do Cipó,Luiz Mentone e Benedito J. Soares, em Embu-Guaçu e São Paulo – 5,8 km.
“São Paulo faz um investimento histórico na recuperação e modernização das nossas estradas. No caso das vicinais, estamos melhorando a logística e ajudando os municípios na manutenção de caminhos que impactam no escoamento da produção agrícola e na qualidade de vida das pessoas de cada cidade”, afirma Rodrigo Garcia, vice-governador do Estado de São Paulo.
As obras estão sob responsabilidade do DER (Departamento de Estradas de Rodagem), ligado à Secretaria de Logística e Transportes, e vão beneficiar diretamente uma população de 16,7 milhões de pessoas em todo o estado. A previsão é que as melhorias sejam totalmente concluídas em até 12 meses.
Parte do programa Pró São Paulo, que reúne recorde histórico de R$ 50 bilhões em investimentos estaduais, o Novas Estradas Vicinais abrange um amplo pacote de obras de infraestrutura para auxiliar na retomada do crescimento econômico, com oferta de emprego e geração de renda em 2021 e 2022. O Governo do Estado vai aplicar R$ 3,3 bilhões somente na recuperação das vicinais paulistas, com a geração de 30 mil empregos.
“Com muita alegria damos início a essas obras anunciadas há tão pouco tempo pelo Governo de São Paulo. Melhorar a qualidade de vida das pessoas, criar empregos e gerar renda são nossas prioridades. E as estradas vicinais têm esta capacidade, pois elas escoam a nossa produção e dão acesso aos grandes centros”, afirmo o Secretário de Logística e Transportes, João Octaviano Machado Neto.
Ele lembra ainda que a geração de empregos está beneficiando as cidades que recebem as obras, o que beneficia economias locais afetadas pela pandemia.
Importância das vicinais
Essenciais para o escoamento da produção agrícola, as estradas vicinais movimentam as economias regionais. Elas também permitem o deslocamento da população de cidades menores a grandes centros urbanos, garantindo acesso a serviços mais amplos de saúde e educação oferecidos em polos regionais.
A contratação de obras das outras quatro fases do Novas Estradas Vicinais estão com processo licitatório em andamento.
Parceria técnica
Um estudo técnico do DER, realizado em conjunto com as Prefeituras a partir de 2019, identificou os principais gargalos para o desenvolvimento do projeto.
A partir desse levantamento, as vicinais foram divididas em categorias: estradas que ligam polos geradores de produtos (como fazendas) e serviços (empresas) e rodovias estaduais, além das vias que dão acesso a municípios vizinhos.
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