O governo de São Paulo anunciou nesta terça-feira (23) a expansão da Linha 5-Lilás do metrô até o Jardim Ângela, na Zona Sul da capital. O projeto prevê a construção de duas novas estações, Comendador Sant’Anna e Jardim Ângela, próximo ao Hospital Municipal M’Boi Mirim.
O projeto de ampliação da linha prevê também a construção de um terminal de ônibus no Jardim Ângela, para suportar o aumento da demanda de passageiros.
O governador João Doria (PSDB) assinou o contrato de execução da obra nesta terça-feira (23). A partir de agora, as obras entram na fase de projeção, quando será elaborada a análise dos projetos funcionais de obras civis e sistemas, seguido de projetos básico e executivo. O prazo para a entrega desses estudos é de dois anos.
O novo trecho terá 4,33 km de extensão, e a avenida Carlos Caldeira Filho será prolongada do Capão Redondo até a Estrada do M´Boi Mirim. Para a ampliação da obra, o governo informou que será necessário realizar desapropriações no trajeto.
A Secretaria de Transportes Metropolitanos e a ViaMobilidade, concessionária responsável pela operação e manutenção da Linha 5-Lilás desde 2018, negociam os termos para a construção da obra.
Obras
A Linha 5-Lilás, começou a ser construída em 1998. Seu primeiro trecho, de 9,4 km, entre o Capão Redondo e o Largo 13, foi inaugurado em 2002. A promessa era a de que a linha estaria totalmente pronta, até a estação Chácara Klabin, até 2014, mas o prazo foi descumprido várias vezes. A estação Adolfo Pinheiro foi entregue em fevereiro de 2014; já Alto da Boa Vista, Borba Gato e Brooklin, em setembro de 2017. Em 2018, foram entregues as estações Eucaliptos, Moema, AACD-Servidor e Hospital São Paulo.
Somente no segundo semestre de 2018, no entanto, é que as estações que fazem ligação com as outras linhas do Metrô foram inauguradas: Santa Cruz (Linha 1-Azul) e Chácara Klabin (Linha3-Verde).
Em abril de 2019, a estação Campo Belo foi inaugurada com atraso de mais de quatro anos.
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