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Estratégia de marketing com pequenos influenciadores reforça comunicação com público-alvo

A atividade de E-commerce bateu recorde e atingiu R$ 53 bilhões no 1º semestre de 2021, conforme pesquisa realizada pela Ebit|Nielsen. O estudo apontou um crescimento de 31% em relação ao mesmo período do ano passado. Atenta às oportunidades do mercado, a loja online Giu Store, da empresária Giulia Gargione também pôde comemorar resultados positivos. A marca buscou novas estratégias para se posicionar na internet e hoje estima um crescimento no número de seguidores no último mês.

Uma das ações desenvolvidas pela marca foi selecionar consumidoras engajadas, que têm um volume de seguidores e criatividade para criar conteúdos inovadores mostrando as peças da loja e publicar em suas redes sociais. Para esta ação, ao invés de selecionar influenciadoras famosas, a empresária fez um trabalho de curadoria selecionando dentre suas próprias seguidoras, que seguindo uma série de requisitos, como engajamento, criatividade, simpatia, credibilidade e valores semelhantes aos da Giu Store.

“Buscar pelo influenciador certo que cabe no seu bolso, pode ser difícil. Eu fiz uma lista e analisei todas as meninas com bastante calma e critério. Busquei pessoas com interesse na criação de conteúdo e que se identificam com a minha marca”, explica Giulia Gargione, CEO e proprietária da Giu Store.

Para a empresária, há uma ótima relação de custo/benefício, uma vez que os clientes aceitam permutas em troca da publicação nas redes. Além disso, apresentam maior credibilidade e rede de contato mais próxima em relação às influenciadoras que, muitas vezes, possuem contrato para falar bem dos produtos, mesmo que não sejam usuárias da marca. Outro ponto é a flexibilidade de agenda e facilidade de acesso a estas pessoas sem burocracia de envio de e-mails, formalizações, reuniões, calls entre outras ações.

“Eu identifiquei nesta ação, uma maneira de fidelizar ainda mais as pessoas que sempre prestigiam a minha marca, focando na produção de um conteúdo inovador. O mais interessante é que o perfil da Giu Store passou a atrair seguidoras conhecidas das meninas que publicaram o conteúdo. Foi um tiro certeiro para fidelizar novas clientes”, comemora Giulia Gargione, CEO e proprietária da Giu Store.

Giulia Gargione preparou dicas para quem busca trabalhar a divulgação de serviços e produtos com influenciadores que estão começando na área:

1 – Faça uma lista de perfis interessantes: pessoas que se identificam com a marca em estilo e ideias. Tem que ter o “match”;

2 – Analise que tipo de publicação essa pessoa faz, se tem criatividade, se é uma pessoa comunicativa, querida pelos seguidores e, principalmente, se tem engajamento. Cuidado para não fazer uma permuta com alguém que não segue as mesmas ideias que você, pois a sua imagem poderá ser associada a algo que você não busca;

3- Determine a estratégia para cada influenciador: você quer visibilidade ou criação de conteúdo? Se for visibilidade aposte mais em stories e priorize número de seguidores e bom engajamento. Agora, se a ideia é apenas criação de conteúdo para marca, combine fotos e gravação de reels com as que sejam mais criativas e tenham experiência nesse tipo de gravação. Para o segundo objetivo, o número de seguidores não importa;

4 – Seja sincero com o parceiro e combine previamente quando ele deverá divulgar o conteúdo. Se tiver pressa, deixe isso bem claro para que a pessoa possa se programar para criar um conteúdo atrativo;

5 – Caso você não tenha nenhum lançamento para fazer, também é possível trabalhar com peças que estão paradas. O importante é não deixar de criar conteúdo e recriar a maneira como você ou a sua a marca aparece para os seguidores;

6 – Busque mais parcerias de negócios, permutas. É importante diversificar o conteúdo para não ficar repetitivo e ter maior abrangência;

7 – Peça para o parceiro fazer mais de uma postagem, como publicações no feed, stories, e reels;

8 – Ofereça sempre cupons de desconto para prestigiar os os parceiros, assim você consegue mapear quais influenciadores trazem mais tráfego e retorno. É uma maneira bacana de medir engajamento de cada influenciador que você está trabalhando;

9 – Se algo não sair como o esperado, converse com o parceiro e corrija o conteúdo

10 – Analise se o engajamento da pessoa é real. Mais vale um perfil com menos seguidores e mais comentários e interação com o público, do que uma maior quantidade de seguidores com pouco impacto.

Sobre Giulia Gargione

Proprietária e fundadora da Giu Store, a paulistana de 23 anos, Giulia Gargione resolveu empreender aos 19 anos, com o objetivo de pagar as mensalidades do curso de Medicina. Poucos meses depois de comprar o seu primeiro estoque de peças, a estudante já conseguia custear as despesas mensais do curso, quando notou talento nos negócios. Empreendedora nata, Giu acompanha todos os processos da sua empresa, desde a criação das peças, até a produção de fotos e vídeos para as mídias sociais. Ela já foi convidada para dar palestras sobre e-commerce e teve seu trabalho reconhecido pela Pequenas Empresas & Grandes Negócios, além de participar da série Caçadores de Oportunidades do History Channel.

Sobre a Giu Store

Com foco em moda feminina, a Giu Store é um e-commerce que nasceu em 2017 com vendas de peças no estilo “porta em porta”, quando era somente uma alternativa de renda para o financiamento da faculdade de Giulia Gargione, sua criadora.

A marca conta com peças de confecção própria e já se tornou um grande sucesso de vendas, com entregas em todo o território nacional. No ano de 2020, contando com uma média de 25 colaboradores, o cenário de pandemia, que poderia trazer novos desafios, trouxe um aumento significativo na sua visibilidade, que impactou diretamente em suas vendas. Hoje, com mais de 140 mil seguidores no Instagram, a empresa pôde se consolidar também no mercado físico, com a sua primeira loja física, em Alphaville e, segue com planos para um futuro ainda mais promissor.

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