Enem 2020 será adiado e nova data será entre 30 e 60 dias depois do previsto
Decisão só foi tomada depois de muitas críticas e do Senado ter aprovado um projeto suspendendo as provas até o fim da pandemia do coronavírus.
22 de maio de 2020
(Foto: )

O Ministério da Educação anunciou, nesta quarta-feira (20), o adiamento do Enem. A decisão só foi tomada depois de muitas críticas e de o Senado ter aprovado a suspensão das provas até o fim da pandemia.

A confirmação do adiamento veio na tarde desta quarta (20). O Inep, responsável por organizar o Enem, informou que, “atentos às demandas da sociedade e às manifestações do Poder Legislativo em função do impacto da pandemia do coronavírus, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e o Ministério da Educação (MEC) decidiram pelo adiamento da aplicação do exame nas versões impressa e digital, e que as datas serão adiadas de 30 a 60 dias em relação ao que foi previsto nos editais”.

Mas, antes de definir as novas datas, o Inep vai consultar os estudantes. Os candidatos inscritos no Enem vão poder responder a uma pesquisa que será feita na última semana de junho, pela internet, na página do participante, usando a senha da inscrição.

Entidades de estudantes, universidades, secretarias de educação e especialistas vinham criticando a manutenção da data do Enem, preocupados com o aumento da desigualdade entre candidatos de escolas particulares e públicas depois da suspensão das aulas presenciais por causa da pandemia.

O ministro da Educação, Abraham Weintraub, era contra. Mas, nesta terça (19), o Senado aprovou o adiamento do exame até o fim da pandemia do novo coronavírus. Diante da iminência de uma derrota também na Câmara, o ministro da Educação recuou e decidiu adiar o Enem. A maioria dos deputados já tinha se posicionado a favor do adiamento.

Os presidentes da Câmara, Rodrigo Maia, e do Senado, Davi Alcolumbre, destacaram, em rede social, que o adiamento do Enem é uma vitória da mobilização dos estudantes. Rodrigo Maia ainda destacou que: ”Agora, teremos mais tempo para reduzir as enormes desigualdades no ensino trazidas pela pandemia”.

Em nota, a União Nacional dos Estudantes e a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas comemoraram a decisão.

O Conselho Nacional de Secretários de Educação reforçou que a definição das novas datas deve considerar também o período de suspensão das aulas presenciais e a previsão de retomada das atividades nas escolas.

As inscrições para o Enem estão abertas até as 23h59 da próxima sexta-feira (22). Mesmo sem uma data determinada das provas, as inscrições têm que ser feitas dentro desse prazo.

Crédito: G1
A Unidade do Ensino Médio e Técnico (Cetec) do Centro Paula Souza (CPS) prorrogou o
O Prêmio Professor Transformador, que reconhece bons projetos didáticos a partir da utilização do jornal