Depois de 34 anos, Brasil não tem horário de verão
O programa foi inicialmente adotado para aproveitar a iluminação natural no fim da tarde, quando o consumo de energia é mais alto
15 de outubro de 2019
(Foto: Divulgação)

Depois de 34 anos, os brasileiros não têm horário de verão. Normalmente, o expediente é adotado no segundo domingo do mês de outubro. Ontem, portanto, a medida entraria em vigor nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, caso o presidente Jair Bolsonaro não tivesse assinado, em abril, um decreto para aboli-la.

O programa foi inicialmente adotado para aproveitar a iluminação natural no fim da tarde, quando o consumo de energia é mais alto.

Uma pesquisa do DataSenado apontou, em 2018, que a maioria dos consultados queria o fim da medida: 55% não gostavam do horário de verão, enquanto que 45% sim.

Desde a sua implantação, o horário de verão foi perdendo força — alvo de diversas propostas no Senado que queriam o seu fim, como o PLS 42/2014, o PLS 559/2015 e o PLS 438/2017. Desde 1985, diversos estados deixaram de adotá-lo e a duração da medida também foi sendo gradualmente reduzida.

Crédito: Diário de Góias
A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) entregou nesta terça-feira (30) a
A proposta orçamentária elaborada pelo Governo de São Paulo para 2024 foi aprovada nesta quinta-feira
A Polícia Militar encontrou na madrugada de quinta-feira (23) uma criança de dois anos sozinha,