X

CPTM faz novo teste com robô de atendimento ao passageiro nesta quinta (14)

Após o sucesso da primeira ativação na estação Brás, a CPTM realiza nesta quinta-feira (14) mais uma Prova de Conceito com a implementação de um robô orientado por inteligência artificial. Desta vez, a ação acontece na estação Palmeiras-Barra Funda, das 9h30 às 16h, ampliando o teste de uso da tecnologia para diferentes contextos operacionais e fluxos de passageiros.

A iniciativa integra o chamamento público da Diretoria de Operações, voltado ao aprimoramento das atividades de manutenção e operação da companhia. Nesta fase prática, a empresa Evox Global apresentará novamente o robô de atendimento programado para orientar passageiros sobre trajetos dentro do sistema. O equipamento ficará posicionado em ponto estratégico próximo às áreas de embarque e bloqueios, configurado para responder dúvidas sobre itinerários com base na funcionalidade “Para onde você vai?”, do aplicativo da CPTM, além de fornecer orientações iniciais para situações emergenciais, como “estou passando mal, o que faço?”.

Quando não houver resposta disponível no banco de dados, o robô encaminhará os passageiros diretamente aos agentes de estação. Para incentivar a interação, a ação contará com comunicação visual destacando: “COMO POSSO AJUDAR NO SEU TRAJETO? PERGUNTE AO ROBÔ!”.

O objetivo é avaliar como soluções de inteligência artificial podem ser incorporadas às rotinas operacionais, automatizando tarefas repetitivas e permitindo que os Agentes de Serviço Operacional (ASOs) concentrem esforços em demandas que exigem atenção humana. Apesar de o alto custo da tecnologia limitar o uso a ativações pontuais, a ação tem despertado interesse e gerado repercussão positiva nas redes sociais.

“A CPTM segue atenta a soluções tecnológicas que aprimorem a experiência dos passageiros e otimizem a atuação de seus colaboradores nas estações”, afirma Marco Di Fraia, Gerente de Engenharia de Estações da CPTM.

Sobre a CPTM
A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos é uma operadora de transporte ferroviário de passageiros, com 1,5 milhão de passageiros transportados por dia útil. Diariamente, os trens percorrem cerca de 65 mil km, ou uma volta e meia em torno da Terra, em 1.868 viagens programadas. Juntas, as cinco linhas da CPTM somam 196 km de extensão, dos quais 95 km estão na capital paulista, que também conta com 26 estações do total de 57. A CPTM atende os moradores de 18 municípios, incluindo a capital.

Leave a Comment