X
    Categorias: CotiaNoticias Página InicialSaúde

Cotia registra queda de 100% nos casos de dengue

O município de Cotia não teve nenhum caso de dengue confirmado entre janeiro e 9 de setembro de 2018, de acordo com o Centro de Vigilância Epidemiológica do Estado de São Paulo, ante 29 casos confirmados (entre autóctones e importados) de janeiro a setembro do ano passado. Apesar do resultado positivo, a Vigilância Ambiental da Secretaria de Saúde não baixa a guarda e as ações preventivas acontecem diariamente.

Diariamente, as equipes de controle de vetores realizam visita de casa a casa orientando a população sobre cuidados em suas residências, identificando e eliminando possíveis focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue e de outras doenças como zika e chikungunya. “O período de chuva é mais propício à proliferação do mosquito por conta do acúmulo de água parada em lajes, calhas, entre outros. Conseguimos fechar sem casos o período de maior incidência na primeira metade do ano, que são os meses de janeiro a abril, e a expectativa é fecharmos os últimos meses do ano nesta mesma tendência”, disse Magno Sauter, Secretário de Saúde.

A prevenção da dengue e de outras doenças transmitidas pelo Aedes aegypti é simples e depende do engajamento de toda a população. As medidas envolvem instalação de telas e fechamento das caixas d’água, manter garrafas e outros objetos que acumulam água em área coberta ou com a boca virada para baixo, limpar periodicamente calhas de telhados, colocar desinfetante ou água sanitária em ralos, eliminar ou colocar areia em vasos de plantas, não acumular lixo, entre outras.