Cotia participa dia 31 deste mês do Dia do Desafio. Todas as 108 unidades escolares, seus cerca de 28 mil alunos, além de professores e funcionários e profissionais da Secretaria de Esportes estarão engajados na ação. O objetivo é motivar a população a praticar atividades físicas, seja para melhorar a saúde física ou mental.
Nesta data, comunidades de diferentes cidades do Brasil e de toda a América Latina se reúnem para disputar, amistosamente, competições e desafios que estimulam o corpo. A proposta é que cada pessoa faça qualquer tipo de exercício físico por pelo menos 15 minutos e torne a ação um hábito diário.
Cada escola se organizará da forma que achar melhor e definirá as atividades de acordo com a faixa etária dos alunos. Este ano Cotia competirá com a cidade de Lima (Peru). A escolha entre os “oponentes” se dá por sorteio entre cidades com número aproximado de habitantes. Vence aquela que mobilizar o maior número de participantes.
No ano passado, Cotia enfrentou Comitán de Dominguez e levou a melhor, com 18,12% de participantes, contra 0,19% dos mexicanos, segundo o Sesc, organizador do evento no Brasil.
O Dia do Desafio foi criado no começo da década de 1980, no Canadá. Com o passar dos anos, o evento se consolidou e espalhou-se por todo o mundo.
No Brasil, o Dia do Desafio foi realizado pela primeira vez em 1995, em parceria com a The Association for International Sport for All (TAFISA). A partir do ano 2000, o Sesc São Paulo assumiu a organização do evento.
Em 2015, o Dia do Desafio passou a integrar o Programa Move Brasil, como mais uma ferramenta para garantir a meta de incentivar a prática de atividades físicas e esportivas em todo o país.
Leave a Comment