A Prefeitura de Cotia concluiu a primeira etapa – de três previstas – de implantação da digitalização na comunicação dos Guardas Civis Municipais (GCM’s) e dos agentes de trânsito, da Secretaria de Transportes e Trânsito (Settrans). Desde junho, todos os GCM’s e os agentes de trânsito passaram a utilizar rádios digitais para fazer o contato com as suas centrais de comunicação, e entre si. A medida garante mais segurança na comunicação, clareza e integração.
Os rádios portáteis HT’s já foram entregues aos guardas e aos agentes de trânsito e as três antenas já começaram a ser instaladas. Uma no Atalaia (concluída) e as outras duas ficarão em Caucaia do Alto e Granja Viana, e devem estar instaladas até o final do mês. “Com apenas uma antena já percebemos melhora considerável na comunicação. Pouco mais de 30% do projeto concluído e já tivemos melhora de praticamente 100%, em relação à comunicação analógica”, explicou o GCM da Silva, que integrou a equipe de implantação do sistema digital.
A digitalização da comunicação das corporações aumenta a segurança, uma vez que os dados são criptografados e somente aparelhos devidamente cadastrados conseguem se conectar à central de comunicação. “Colocamos fim à interceptação da comunicação da central com os guardas”, disse Almir Rodrigues, Secretário de Segurança Pública. “Muitas operações da GCM ficavam enfraquecidas quando alguém mal-intencionado interceptava a frequência da central. Agora isso não vai mais acontecer”, completou.
A frequência digital também coloca fim aos chiados na comunicação e permite a integração entre corporações, já que, em situações especiais, é possível a comunicação direta entre comando da GCM e agentes de trânsito. “Este era um anseio antigo da corporação de segurança de nossa cidade e que o prefeito Rogério Franco, sensível a esta necessidade, apoiou e permitiu este avanço”, disse Almir Rodrigues.
Leave a Comment